Candidatos ao governo de SP escolhem pedágio como alvo

A tarifa de pedágio das rodovias paulistas foi a “bola da vez” na visita que três candidatos ao governo de São Paulo fizeram ontem a Ibitinga (SP), durante a 37ª Feira do Bordado, sem se encontrar.

Geraldo Alckmin (PSDB) reafirmou que pretende rever as tarifas que foram estabelecidas quando ele era vice de Mario Covas, mas não deu detalhes. Aloizio Mercadante (PT) defendeu uma redução e Paulo Skaf (PSB) chegou a dar percentual dessa redução: 50%.

Mercadante disse que foi abordado por visitantes da feira que reclamaram das tarifas de pedágio. “De São Paulo até Ibitinga eu gastei R$ 90 de pedágio”, disse.

Para cumprir a promessa de reduzir as tarifas, Mercadante afirmou que uma das possibilidades seria alongar o prazo das concessões.

“O que nós pretendemos fazer é abrir uma negociação. Entre os instrumentos que nós temos, um deles é prorrogar o prazo de concessão para reduzir a tarifa, porque o governo do PSDB prorrogou prazos de concessão sem renegociar tarifa.”

Um pouco mais tarde, Skaf também criticou a tarifa dos pedágios, que ele afirmou ser prejudicial ao desenvolvimento do Estado.

O candidato defendeu a criação de um programa que chamou de “sem pagar”, que devolveria, por meio de abatimento no IPVA, parte do que o motorista gastasse com pedágio.

Segundo Skaf, o desconto seria limitado ao teto de 50% do IPVA, pois é a parte do imposto que fica com o Estado –a outra metade vai para o município onde o carro está licenciado.

Último a visitar a feira, já no início da noite, Alckmin até tentou mudar o foco das discussões, ao falar sobre geração de empregos. Porém, sobre os pedágios, voltou a dizer que é preciso rever caso a caso. Questionado pela Folha se isso significaria a revisão dos contratos de concessões, preferiu partir para o ataque ao PT.

“O PT falou que ia fazer isso [rever contratos] no Rio Grande do Sul, mas não fez absolutamente nada.”

Outros assuntos foram alvos de comentários dos candidatos. Mercadante disse que, se eleito, vai terceirizar a frota das polícias Civil e Militar. Já Skaf pretende criar subgovernadorias no interior.

Alckmin disse que vai zerar o número de presos em cadeias, transferindo todos para unidades prisionais.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

Contra Covid-19, IBGE antecipa dados sobre indígenas e quilombolas

O IBGE estima que no Brasil existiam 7.103 localidades...

Sérgio Martins – Zumbi dos Palmares e outros negros.

Por: Sergio Martins     Zumbi dos Palmares, hoje herói nacional, representa um...

Aquilo que não te mata torna você mais forte

Fonte: The New York Times - Mary J. Blige...

Tucanos se complicam após lançamento de livro sobre esquema de corrupção no governo FHC

 A situação nacional do maior partido da direita brasileira,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=