Carl Lewis lança candidatura a senador por Nova Jersey

O medalhista olímpico Carl Lewis anuncia sua candidatura a senador em Mount Holly

O ex-atleta americano Carl Lewis, nove vezes campeão olímpico, lançou nesta segunda-feira sua carreira política ao anunciar sua intenção de concorrer por uma cadeira de senador em Nova Jersey pelo Partido Democrata. “Quando entro numa disputa, entro para ganhar”, disse Lewis, 49 anos, em entrevista coletiva em Mount Holly (Nova Jersey), onde anunciou sua estreia política que prometeu ajudar os mais jovens, as famílias e os idosos.

O famoso medalhista, que em 2005 retornou a Nova Jersey, onde cresceu, explicou que não descansará até garantir que “as famílias possam viver e criar seus filhos aqui, e que nossos idosos possam ficar em seus lares com direito a tratamento de saúde e remédios”.

“Serei o candidato do povo. Vou derrubar todas as barreiras que puder”, indicou Lewis, que assegurou que é um bom amigo do governador de Nova Jersey, o republicano Chris Christie, embora indicasse que, se ganhar a cadeira de senador, não pensa em iniciar “conflitos bipartidistas”.

“Estou orgulhoso de onde venho, orgulhoso de ter retornado aqui e disposto a servir os contribuintes deste grande estado que me ofereceu tantas oportunidades maravilhosas”, assinalou a estrela esportiva americana. O medalhista em competições de 100 m, 200 m e salto em distância, nasceu em 1º de julho de 1961 em Birmingham (Alabama) e é treinador voluntário em um instituto dessa região próxima ao estado da Pensilvânia.

Lewis anunciou que em breve apresentará um programa político mais completo, mas destacou que a qualidade da educação nos colégios do estado vizinho a Nova York será uma de suas prioridades. As eleições ao Senado e à Câmara de Representantes de Nova Jersey, ambas sob controle democrata atualmente, serão realizadas em novembro e esta segunda-feira era a data limite para apresentar as candidaturas.

 

Fonte: Terra

 

Carl Lewis tem candidatura ao Senado cancelada nos EUA; partido vai recorrer

carl-lewis-senado-de-new-jerseyCom apenas 15 dias após ter anunciado sua candidatura ao senado de Nova Jersey, o ex-atleta Carl Lewis soube nesta terça-feira que não poderá concorrer ao cargo com a alegação de não cumprir com a exigência de residir por pelo menos quatro anos no estado pelo qual disputaria a eleição.

Dono de nove medalhas olímpicas de ouro, Carl Lewis era a aposta do partido Democrata para vencer a disputa pelo cargo que atualmente é ocupado por Dawn Addiego, que é do partido Republicano. Os democratas prometem disputar na Justiça para invalidar a decisão.

“Encontrei documentos que não correspondiam à ordem constitucional em que deveria ser residente de Nova Jersey por pelo menos quatro anos antes da data da eleição para o cargo que ele disputa”, afirmou a secretária de estado Kim Guadagno.

A decisão de Guadagno, que é republicana, ainda pode receber apelo do partido Democrata para tentar manter Carl Lewis, de 49 anos, na disputa pelo Senado. O advogado de Lewis promete que vai apelar da decisão.

A alegação dos democratas é de que Lewis adquiriu residência em Nova Jersey em 2005 e trabalhou como voluntário na função de técnico de uma escola pública em Willingboro em 2007, além de usar a licença para dirigir de 2006 que foi validada no estado. Para o advogado, a alegação dos quatro anos de residência é inconstitucional e Guadagno violou os direitos civis do ex-atleta.

“A decisão de hoje é infeliz, mas não inesperada. Está claro que essa administração vai fazer tudo para manter Carl Lewis fora da disputa. Nós não vamos deixar isso acontecer. Carl Lewis é residente legal de Nova Jersey e é inconstitucional declarar o contrário”, afirma o advogado Bill Tambuss, em defesa de Lewis.

Já o advogado dos republicanos, Mark Sheridan, afirma que a decisão foi correta e está confiante de que haverá a confirmação da saída de Carl Lewis da disputa ao Senado de Nova Jersey, um dos mais importantes dos Estados Unidos.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

Grandes partidos estão na farra dos estádios da Copa – por Bob Fernandes

A Controladoria-Geral da União informa que o gasto...

Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico

Doença é adquirida pelo ar e atinge membrana ao...

Nelson Triunfo: Ícone perdido da cultura black brasileira

Em um ensolarado fim de tarde de maio,...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Jamaicano de 16 anos bate recorde de Bolt que durava desde 2002

A Jamaica tem uma nova promessa no atletismo. O jovem Nickecoy Bramwell, de 16 anos, quebrou um recorde de Usain Bolt que durava desde...

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...
-+=