Carla Akotirene: de cordeira do Ilê Aiyê a intelectual festejada

“O aplauso é importante para o nosso Ori”. E assim inicio o texto: em palmas transcritas em palavras para a perfilada. Autora de dois livros, doutoranda em estudos feministas, e com uma trajetória inspiradora para mulheres (e homens), é grandiosa a missão da filha de Oxum que carrega a resistência de Makota Irene em seu nome. Ainda como Carla Adriana da Silva Santos, ela trabalhou como cordeira e segurança do bloco afro Ilê Aiyê na década de 90. No sábado, 8 de fevereiro de 2020, retornou à Senzala do Barro Preto como Carla Akotirene, homenageada especial da 41ª Noite da Beleza Negra, ao lado de Maíra Azevedo (Tia Má) e Leo Kret, outros nomes importantes na luta pelos direitos das mulheres negras.

Por Midiã Noelle, no Correio 24 Horas

A escritora Carla Akotirene foi homenageada pelo Ilê na Noite da Beleza Negra, neste sábado (8) (Foto: Adeloya Magnoni)

 

Quem lê as obras literárias O Que é Interseccionalidade? ou Ó Pa Í, Prezada!, ambas escritas por Carla e publicadas pela coleção Feminismos Plurais, idealizada pela filósofa Djamila Ribeiro, conhecem apenas uma parte do trabalho e da história da filha de Tânia Maria Rodrigues da Silva, trabalhadora ambulante, e Carlos Antônio Santos, aposentado. Desde a infância humilde no bairro da Caixa D’água, em Salvador, quando tinha apenas como amiga a lua – com quem conversa diariamente – a pesquisadora nunca pensou que se tornaria uma intelectual de referência, muito menos homenageada pelo Mais Belo dos Belos. Mas, a força do poder ancestral a guiou.

“A guerreira Makota Valdina abriu o jogo para mim e falou da minha missão espiritual”, conta a escritora. Sob orientação da líder religiosa, aos 25 anos, Carla herdou como inspiração o nome de Makota Irene (Akotirene), sacerdotisa que prestou assistência aos quilombolas no período de luta abolicionista no Brasil. E qual outra nomenclatura poderia ser dada se não esta para uma mulher que tem como compromisso de vida enfrentar violências a partir da assistência intelectual e espiritual às mulheres em seus escritos e também da profissão como assistente social?.

A sua introspecção na infância e adolescência eram decorrentes de traumas acometidos por violências de parentes e pessoas próximas. “Muitas mulheres já morreram e ainda hoje são ridicularizadas por falarem sozinhas e por terem problemas de saúde mental. Tenho uma família marcada pela ridicularização de mulheres negras. Marcada pela violência”, partilha Akotirene, que sofreu violência sexual aos 13 e aos 15 anos: “Isso fez com que eu tivesse uma certa resistência ao lidar com meu corpo e afetividade. E, de certa forma, negar a presença do homem perto de mim. Tenho essa memória. Vi um homem da minha família [tio] em cima de mim. E ficou impune”.

Carla é autora dos livros Que é Interseccionalidade? ou Ó Pa Í, Prezada! (Foto: Adeloya Magnoni)

A dimensão afetiva do cuidado é algo muito importante para Akotirene que encontrou no movimento social, mais especificamente no movimento negro e no movimento de mulheres negras, a oportunidade de construir e externar toda a sua potencialidade. “Fui da primeira turma do Pompa (Projeto Mentes e Portas Abertas), do Instituto Steve Biko, aos 24 anos. Um projeto que apresentou o meu caminho. Makota Valdina me disse nesta formação que eu tinha uma missão espiritual. Conversou com Landê Onawale, o poeta, e pediu que me ajudasse a sair de casa e que só assim eu teria como me desenvolver enquanto pensadora”, revela Akotirene que, entre 1998 e 1999, estudou Patologia Clínica no Instituto Anísio Teixeira (IAT), quando ainda não se assumia como negra, como militante.

Carla tinha feito cursinho pré-vestibular no Steve Biko e no ano seguinte já estava cursando o curso de Serviço Social na Universidade Católica de Salvador (UCSAL), e integrou o Pompa, onde estudou ao lado de outros 21 jovens negros, inclusive Maíra Azevedo (Tia Má). Foram aulas ministradas por nomes como: Joaquim Barbosa, Luiza Bairros, Luiz ALberto, Vilma Reis, Elias Sampaio, Matilde Ribeiro, Fernando Haddad, entre outros. Em Salvador e em Brasília. Akotirene estruturou sua base e começou a traçar seus caminho como ativista. E justiça de Xangô nunca mais saiu dos seus pés. Hoje, trabalha em sua tese o sistema bankoma e como seria o sistema de justiça brasileiro se tivesse incorporado os valores bantus e não os valores modernos e coloniais. E foi muito o caminhar, pois, como sabemos, os passos das mulheres negras vêm de longe.

Carla esteve envolvida nos seguintes projetos e ações: Núcleo de Estudantes Negras Matilde Ribeiro; Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra; coordenação de uma campanha nacional contra o extermínio da juventude negra; conferências de igualdade racial, políticas para as mulheres e de juventude, tais como o Enjune – Encontro Nacional de Juventude Negra; pesquisa sobre violência letal e mapeamento de adolescentes e jovens que morrem em unidades de internamento; projeto Escola Plural, do Instituto Ceafro, coordenado por Nazaré Lima, Licia Barbosa, Valdecir Nascimento. E, nos últimos anos, foi professora de uma universidade federal, concluiu o mestrado e criou o Opará Saberes, para contribuir no ingresso de pessoas negras na pós-graduação em universidades públicas.

Ser homenageada na noite da Beleza Negra, não apenas para Carla, mas para todas as homenageadas, é sinônimo de quanto é fundamental investir na população negra. “Para mim é um exercício de valorização. Um exercício de reconhecer o poder de um orixá na vida de uma pessoa. Não tinha a menor pretensão de hoje ser uma escritora, terminando um doutorado, que defendo em maio. Eu que durante a minha vida recebi vários convites para trabalhar em prostituição fora do país”, conta e relembra a pesquisadora sobre como a sexualização do seu corpo, enquanto mulher negra, sempre foi uma questão enfrentada.

Na mesma medida que os contextos familiares deixaram marcas irreparáveis é também neste ambiente que encontra a força. Carla tem os dois irmãos: Sandro e Tairon. Ambos taurinos, assim como ela, são os seus alicerces para sorrir. Um deles colocou o nome de Carla nas duas filhas, tamanho é o amor. “São meus melhores amigos”, diz. Assim, com afeto, sobrevive a menina que se refugiava no céu, a adolescente cordeira e a mulher que usa a palavra como instrumento revolucionário e na missão de “incorporar a felicidade como propósito. “Não temos de ter culpa de assumir a nossa potencialidade. Viemos aqui para criar grandes transformações”, finaliza Akotirene, que motiva outras meninas, jovens, mulheres negras, a reinarem belas, assim como o Ilê Aiyê nos ensina: “encontrando em suas tranças muita originalidade, pela avenida cheia de felicidade”.

Ubuntu.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...

Para ministra, igualdade racial deve ser vista como questão estratégica

  A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=