O grupo de mulheres Pão e Rosas enviou carta à jovem gaúcha Gisele Santos que teve as mãos decepadas pelo ex-marido que não aceitou o fim da relação. Na carta, o grupo declara que fará arrecadação financeira e de itens de higiene como solicitou a família da jovem.
Do Pão e Rosas No Esquerda Diario
Gisele,
Nesta semana tomamos conhecimento com muita dor, tristeza e revolta do brutal ataque que você sofreu de seu ex-marido. Gostaríamos em primeiro lugar de lhe enviar toda nossa solidariedade.
Vivemos em um mundo onde o fato de sermos mulheres nos expõe a todo tipo de violência. Seu marido se sentiu no direito de te mutilar somente porque você não queria mais dividir a vida com ele, como se sua vida só tivesse valor ao lado dele. O sentimento de posse, o ciúmes, o machismo, são todos componentes de uma ideologia que submete a mulher a uma condição inferiorizada.
Mas ao contrário, nós achamos que sua vida vale muito. Assim como a vida das milhares de mulheres que como você sofrem ataques, estupros, mutilações e muitas vezes terminam assassinadas. É um ciclo de opressão que começa nas coisas mais invisíveis e muitas vezes terminam em morte. E poderia ser qualquer uma de nós.
Acreditamos que a cada mulher que sofre com a violência devemos nos levantar, nos revoltar, nos manifestar. E por isso nos manifestamos em primeiro lugar nos dirigindo a você pra dizer: não está sozinha. O agressor deve ser devidamente punido!
PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher
Também tomamos conhecimento que sua família está organizando uma arrecadação de fraldas e lenços umedecidos, além de arrecadação financeira para as próteses. No próximo dia 29 de agosto faremos um grande Encontro de Mulheres e LGBT onde queremos nos organizar em centenas para lutar contra toda forma de violência e opressão. Vamos pedir que cada companheira que vá ao nosso Encontro leve um destes ítens para colaborar com a sua recuperação.
leia também ‘Tem o meu perdão’, diz jovem que teve mãos decepadas pelo marido
De São Paulo, do Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estados, lhe desejamos força pra enfrentar essa situação de dor e sofrimento, força que você já demonstrou sendo uma sobrevivente desta enorme opressão que nós mulheres sofremos apenas por sermos mulheres.
Mexeu com uma, mexeu com todas! Basta de violência contra as mulheres!
Grupo de mulheres Pão e Rosas