A Todavia lançou recentemente no Brasil o livro Cartas da Prisão de Nelson Mandela, publicação de Sahm Venter que reúne mais de duzentos textos inéditos de um dos maiores líderes políticos de todos os tempos. Confira a capa:
A obra histórica é a primeira – e única – coleção autorizada e autenticada de correspondências que abarca os 27 anos em que o líder sul-africano esteve encarcerado. A publicação mostra um retrato íntimo de um ativista político revelando seu lado como marido, pai, amigo e aluno (estudando atrás das grades para se formar em direito).
Pai de cinco crianças quando condenado à prisão perpétua, suas cartas para a família se tornaram a única forma de criar seus filhos – principalmente pelo fato de que lhe eram negadas visitas até que seus filhos atingissem os dezesseis anos.
“Esta compilação respondeu muitas das perguntas que costumavam me desconcertar: Como meu avô sobreviveu a vinte e sete anos na cadeia? O que o fez seguir em frente? Nas palavras dele podemos encontrar as respostas”, escreve no prefácio Zamaswazi Dlamini-Mandela, neta do grande líder.