Casa África realiza 4º Fest’AfroBrasil

Artistas africanos e afrobrasileiros reunidos em diversos espetáculos e ações culturais para celebrar o cinqüentenário de independência de 17 nações africanas e homenagear os 40 anos de criação do Movimento Black Rio

1960 foi um ano emblemático e fundamental para diversas nações da África que começaram a reescrever suas histórias, após tornarem-se livres e independentes da dominação colonial européia. Para celebrar o cinqüentenário das independências de 17 países africanos, o Centro Cultural Casa Áfricarealiza o Fest’AfroBrasil, entre os dias 06 e 28 de agosto. Em sua 4ª edição, o Fest’AfroBrasil promoverá em diversos espaços da capital mineira e do interior ações dedicadas à música, dança, gastronomia, cinema, moda e palestras, com presença de artistas africanos e afro-brasileiros. Entre os destaques: show do músico e griot senegalês Zal Idrissa Sissokho; show de Homenagem aos 40 anos do Movimento Black Rio, com Gerson King Combo e Banda Black RioDesfile de Moda Comemorativo ao Cinqüentenário com a presença do estilista senegalês Mame Cheikh Ibrahima Fall (Deugs) , que trabalha junto com Hugo Boss e a mostra CineAfroBrasil, com a exibição de filmes da coleção Clássicos Africanos Restaurados.

4º Fest’AfroBrasil – Cinqüentenário das Independências Africanas: cinema, desfile de moda e palestras

Criado em 2004, para celebrar as atividades anuais da Casa África com a realização de um festival com diversas expressões artísticas, o Fest’AfroBrasil teve sua primeira edição na Casa do Conde de Santa Marinha. Em 2005, o evento ocorreu em diversos espaços culturais de capital mineira, retornando à Casa do Conde em 2008. 
A partir da edição de 2010, a Casa África pretende tornar anual a edição do festival. Nesse ano, o tema principal é uma homenagem aos 50 anos de independência de 17 países africanos, que se livraram da dominação européia a partir de 1960. São eles: Senegal, Camarões, Togo, Madagascar, República Democrática do Congo, Somália, Benin, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Chade, República Centro-Africana, Gabão, Mali, Nigéria, Mauritânia e República do Congo. 
Com a presença de autoridades políticas africanas e brasileiras, a abertura solene do Fest’AfroBrasil será no dia 23/08, às19h30, no Teatro Marília, com a mesaDiálogos África-Brasil: Contextualização Histórica e Cooperação Internacional.
Realizado através do Fundo Nacional de Cultura, o Fest’AfroBrasil terá diversas atividades gratuitas, como a mostra de cinema, desfile de moda, palestras, oficinas, sendo que apenas os shows no parque municipal nos dias 27 e 28 de agosto serão cobrados a preços populares.

Cinema – Para a homenagem ao cinqüentenário, o Fest’AfroBrasil promoverá diversas ações específicas. Entre os dias 06 e 24 de agosto, o Cine AfroBrasil exibirá a mostra de cinema Clássicos Africanos Restaurados, com importantes obras de cineastas como Mansour Sora Wade, Paulin Vieyra, Safi Faye, entre outros. São filmes que remontam ao processo das independência e universo das sociedades da África desde os anos 50, como África sobre o Sena, película de 1957 de Mamadou Sarr e Paulin Vieyra, considerada uma das primeiras obras da cinematografia africana. Muitos filmes são documentários, que narram o processo de independência, como é o caso de Os Combates Africanos da Grande Guerra (1983), de Laurent Dussaux, rodado no Senegal e Burkina Faso, que propõe um novo olhar sobre a história através de depoimentos de ex-combatentes. As exibições se concentraram em Belo Horizonte no Cine Humberto Mauro, mas várias obras terão itinerâncias nas cidades de Lagoa Santa, São Gonçalo do Bação (distrito de Itabirito) e Ponte Nova. As sessões são com entrada franca. A programação completa com sinopses pode ser conferida no site www.casaafrica.com.br (também em documento anexo para roteiros).

Fórum e desfile de Moda – No Centro Cultural da UFMG no dia 17/08, às19h, acontecerá a mesa redonda Moda e Meio Ambiente – Espaço de diálogo e troca dos atores da moda, que debaterá questões relativas à moda na África e no Brasil, enfocando as trocas entre os diversos países e a relação moda e meio ambiente. Com a presença do estilista senegalês Cheikh Ibrahima Fall, conhecido internacionalmente como Deugs, será um momento para fortalecer parcerias entres criadores e designers brasileiros, como Léo Coelho (da grife Léo Coelho) e Bárbara Maciel (da Chicletes com Guaraná). Nos dias 20 e 21, o público poderá conferir e adquirir os produtos das marcas Deugsfashion e Chicletes com Guaraná, na sede da grife mineira, com apresentações à noite do DJ Ibrabamba e do músico senegalês Zal Idrissa Sissokho.
Já no dia 26/08, à noite, na Spasso Escola Popular de Circo, acontece oDesfile Comemorativo do Cinqüentenário das Independências Africanas, realizado em parceria com a produtora H4. Reconhecido internacionalmente e tendo trabalhado com Hugo Boss – um dos mais importantes criadores do universo da moda no mundo – Deugs apresentará um desfile com modelos especiais, em parceria com as grifes mineiras Léo Coelho e Chicletes com Guaraná. Ressaltando o pan-africanismo, Deugs utilizará trajes tradicionais africanos na coleção da Deugsfashion, com uma linha moderna para homens e mulheres, representadas por modelos da agência Ford Models, com make up e seleção de modelos negros por Dora Alves, da Dora Cabeleireiros. O público poderá apreciar as novas criações e tendências, junto com intervenções performáticas de artistas da Spasso Escola de Circo

Debates – Dedicado à reflexão do pensamento e produção intelectual de origem africana, o Pens’AfroBrasil acontecerá no Centro Cultural da UFMG, com foco nos processos de independência das nações africanas. No dia 24, às17h30, o senegalês Serigne Ababacar Cissé Ba, professor da UFGO, ministra a palestra Revisitando o balanço educacional, econômico e social da África Subsahariana após 50 anos de Independências. Às 19h, o tema O Processo de Libertação dos países africanos será apresentado por Alain Pascal Kaly (Senegal), pós-doutorando do Departamento de História da Unicamp. No dia 25, às 19h30, o senegalês Amadou Abdoulaye Diop, doutor em literatura comparada pela UERJ, proferirá a palestra Identidade Cultural e Independência. E dia 26, às 19h30, o jornalista Ousmane Sane (Senegal)falará sobre o tema África Hoje. Todos os dias com entrada franca.

Diversidade musical e homenagem de 40 anos do Black Rio

Nos dias 27 e 28 de agosto, o Parque Municipal será o palco para grandes artistas africanos e afrobrasileiros. Na sexta (27), às 19h, o compositor e cantor mineiro Mestre Jonas mostra suas composições, que já foram prestigiadas por diversos grandes nomes da música brasileira, como Chico César, Nei Lopes e Hermínio Bello de Carvalho. Às 20h, acompanhado da banda Barraco de Aluguel, Celso Moretti lançará na atmosfera toda sonoridade e energia de seu “reggae favela”. Considerado um dos precursores do ritmo jamaicano em Minas, esse ano Moretti completa 30 anos de carreira artística
Pela primeira vez tocando em um palco belo-horizontino, às 21h, o músico e autêntico griot senegalês Zal Idrissa Sissokho apresenta o som hereditário de sua kora (espécie de harpa africana). Pertencente à linhagem dos Sissokho, Zal traz a história e cultura do povo Mandinga, através de várias gerações. Residindo atualmente no Canadá, Zal já trabalhou com muitos artistas de renome internacional como Takadja, Lês Frères Diouf, Lilison, Hart Rouge, Muna Mingolé, entre outros. Às 22h, os cantores e compositores mineirosSérgio Pererê e Play dividem palco em projeto inédito. Tendo a música negra como referência comum em seus trabalhos, eles misturam linguagens ancestrais e contemporâneas em show que mescla músicas dos discos solos de cada um. O último show da noite, às 23h, será com o rapper paulistanoRappin’ Hood, que leva ao palco sucessos dos seus discos Sujeito-Homem, volumes 1 e 2. A abertura da noite será com Roda de Djembê (projeto coordenado pelo músico Mateus Bahiense) e a discotecagem com o DJ Picumah.

A noite do sábado (28)inicia com o show dos rappers Dokttor Bhu e Shabê, às 19h, apresentando o peculiar rap “todo smile” com nova formação, acompanhados da banda Kilombando, além do DJ Roger Dee, que também será o encarregado da discotecagem da noite. Em seguida, às 20h,Dona Jandira canta clássicos de autores como Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso, Ataulfo Alves e inéditas, registrados no primeiro CD dela, gravado em 2008.
Aquecendo o público para o grande show da noite, às 21hTom Nascimento apresenta seu show TecnoGroove, baseado em composições autorais, como Funk-se Rock-se, e releituras extravagantes temperadas à black music.
Para homenagear os 40 anos do Movimento Black Rio, que na capital carioca no início dos anos 70 ditou o comportamento e cultura da juventude negra, a Banda Black Rio, hoje liderada por Willam Magalhães, filho de Oberdan Magalhães – um dos fundadores –, às 22h, apresenta o melhor do funk e soul brasileiros de músicas que se tornaram antológicas em bailes e festas blacks de todo o Brasil. Como convidado especial e completando 50 anos de carreira artística, o cantor e compositor Gerson King Combocantará clássicos seus como Mandamentos BlackFunk Brother Soul. Tido como “Rei do Soul” e considerado um dos fundadores do movimento, King Combo é hoje um dos representantes vivos do movimento que foi no Brasil o reflexo da soul music estadunidense e preceitos do orgulho negro dos Black Panthers. A abertura da noite será com Roda de Djembê.

Oficinas Art’AfroBrasil
Uma maneira de oferecer um melhor entendimento sobre as culturas africanas e suas diásporas são as oficinas gratuitas disponibilizadas pelo festival para públicos diversos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3653-4244 ou e-mail [email protected].
*Dança com Fanta Konate (Guiné) – Preservadora de diversas expressões de danças tradicionais da Guiné e oeste da África, a dançarina africana Fanta Konate ministrará oficina nas manhãs dos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Centro Cultural da UFMG.
*Percussão com Mamour Ba (Senegal/BH) – Radicado há mais de 20 em Minas Gerais, o músico senegalês Mamour Ba vai abordar o solfejo rítmico, a expressão, timbres e alguns ritmos africanos, inserindo-os na linguagem afrobrasileira, nos dias 25 (das 15 às 17h30)26/08 (de 10 às 12h30), no Tambor Mineiro.
*Criação, corte, costura e designer africano com Deugs – O estilista senegalês Deugs (Mame Cheikh Ibrahima Fall) abordará uma gama de técnicas utilizadas por ele com têxteis tradicionais africanos e indígenas, além de tecelagem, bordados, uso de tintas, bijuterias, conchas e penas. Dia 18/08, das 09 às 12 e das 15 às 17 horas, na Spasso Escola de Circo.

OBS.:

1 – Clique AQUI para baixa o release e toda programação da mostra de cinema com sinopses e serviços (formato word).
2 – Postaremos em outro post os releases específicos por área, com imagens em alta resolução.

Serviço:

Fest-AfroBrasil 2010 – Cinqüentenário das Independências Africanas
Data: de 06 a 28 junho (quarta-feira), às 21 horas 
Classificação: 18 anos, com exceção para as oficinas (16 anos) 
Mais informações: (31) 3653-4244 begin_of_the_skype_highlighting              (31) 3653-4244      end_of_the_skype_highlighting e www.casaafrica.com.br

Assessoria de Imprensa:
BEBOP Comunicação & Cultura
(31) 3224-1251 e [email protected]

 

 

+ sobre o tema

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Por: Lívia Francez   Diversas entidades e organizações...

Evangélicos tentam invadir terreiro em Olinda

Vídeo que mostra grupo evangélico tentando invadir terreiro em...

Militantes apontam racismo como um obstáculo para prevenção e tratamento da aids

Os militantes pelos direitos da população negra organizaram...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Ministras buscam parcerias com estados pela igualdade racial e de gênero

  As possibilidades de parcerias e convênios entre o governo...

Encontro reúne filósofos da América e da África

A conferência assume-se como um contributo ao diálogo «fluído»...

Caminhada Cultural Pela Liberdade Religiosa e Pela Paz.

No Brasil, devido a convivência de várias culturas...

Excelência, se o povo gritar o senhor acorda?

Por: Arísia Barros A Terra dos Marechais é...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=