Casa Brasil-África realiza exposição de orixás e reinos africanos

 

A Casa Brasil-África, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o Grupo de Estudo Afro-Amazônico (Geam) estão realizando, dos dias 10 a 12 de dezembro, a Exposição Orixás e Reinos Africanos. A exposição é aberta ao público e acontecerá das 10h às 17h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). Entrada franca.

O objetivo central da exposição é divulgar a tradição afro-religiosa da sociedade brasileira, mostrando como as culturas religiosas africana e brasileira aproximam-se. Segundo a professora Eleanor Palhano, coordenadora da Casa Brasil-África, mostrar essa aproximação é uma maneira de romper as visões incorretas no que dizem respeito às religiões de natureza africana e, ao mesmo tempo, contribuir para a superação da atitude de indiferença perante o preconceito e a intolerância religiosa de que são vítimas vários segmentos da sociedade, adeptos a religiões de matriz africana.

“Embora a liberdade de consciência e de crença seja um dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, existente na Constituição Brasileira, bem como o livre exercício dos cultos religiosos, segmentos da sociedade brasileira continuam desconsiderando a existência das religiões de matriz africana no Brasil. A intolerância religiosa é um atentado à democracia e fere gravemente a pluralidade que marca a civilização nacional. Neste sentido, compreender os fundamentos das religiões de matriz africana possibilita ampliarmos as referências socioculturais e educativas africanas na construção da sociedade brasileira”, afirma a professora Eleanor.

O objetivo da Exposição é evidenciar o que representam os orixás. Segundo a pesquisadora, “os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. São as divindades do panteão Yorubá do Candomblé (um dos grupos étnicos africanos trazidos para o Brasil)”.

Casa Brasil-África – A Casa Brasil-África surgiu por meio de uma parceria da UFPA com o Grupo de Estudo Afro-Amazônico, em 2006, objetivando dar maior visibilidade aos estudos sobre a raça negra, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos em âmbito acadêmico. Além da Exposição, a Casa organizou, ao longo do ano, outras programações, como palestras e sessões de cinema, com filmes africanos, mostrando que a cultura deste continente precisa ser respeitada e as tradições da África, no Brasil, precisam ser valorizadas.

Serviço:

Exposição Orixás e Reinos Africanos
Dia: 10 a 12 de dezembro
Hora: 10h às 17h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, localizado no Campus Básico da UFPA.
Entrada Franca.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

 

 

Fonte: Portal UFPA

+ sobre o tema

Time põe Barbosa na lista dos 100 mais influentes

  Presidente do Supremo entra na lista na qual, este...

Prêmio homenageará reportagens que alertem sobre discriminação

A cobertura pela imprensa do combate à discriminação...

para lembrar

Publicação mapeia práticas africanas na Mangueira

Levantamento feito pela ONG Arte de Educar será lançado...

Alagoano herdou culinária, danças e costumes da cultura negra.

A influência dos hábitos alimentares, da dança, linguagem e...

A Tristeza dos Orixás

Por Fernando Sepe Foi, não há muito tempo atrás,...

No Dia Nacional do Samba, sambistas e acadêmicos debatem rumos do ritmo

Vladimir Platonow Meio século depois da primeira edição, ocorre...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=