Casal de transgêneros dá à luz um filho em Porto Alegre

A mãe, que nasceu Andressa, teve o bebê na terça-feira, no Hospital Fêmina

Por Felipe Martini No ZH

Helena Freitas, 26 anos, e Anderson Cunha, 21, se conheceram durante uma festa no inverno de 2013. Entre sorrisos e olhares, o jovem tomou a iniciativa e resolveu pagar uma bebida para a morena vaidosa de cabelos longos. Depois de uma madrugada de conversa, trocaram telefones. Após vários encontros, a relação, que no início parecia amizade, evoluiu.

Os dois começaram a namorar no Natal do mesmo ano. Em 2014, o casal resolveu morar junto. A estudante estava com o curso de Letras na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa) trancado no terceiro semestre, e o rapaz era atendente em uma lanchonete. A rotina ia bem, até que um pequeno deslize mudou o destino dos jovens. Após muito nervosismo, suspeita e um teste de farmácia, veio a certeza:

Anderson estava grávido.

Assista ao vídeo:

Acontece que Anderson nasceu Andressa e, aos 15 anos, assumiu sua identidade masculina.

Helena, por sua vez, nasceu homem. Depois de ter diversas relações homossexuais e se travestir, assumiu a identidade transgênero, aos 19 anos.

– Eu sempre quis ter filho. Mas nunca imaginei que seria fruto de uma relação própria. Quando começamos a namorar, vi que essa possibilidade era viável – recorda Helena.

“Alguns preconceitos são tão naturalizados que nem são percebidos”, relata estudante trans

Anderson conta que ser transgênero e estar esperando um filho gerou nas pessoas duas reações, principalmente: curiosidade e preconceito.

– Muitos amigos me perguntaram como aquilo tinha acontecido, e eu sempre tinha que explicar como era a minha namorada e como era a nossa relação. Uma vez, no trem, um senhor indagou: “como uma machorra pode engravidar?”. Apesar de tudo, valeu a pena.

Durante a gravidez, Anderson afirma que se sentiu pai e mãe do bebê e que o processo não lhe provocou estranheza:

– Foi natural porque eu já tinha visto uma amiga minha, que também é trans, grávida.

O bebê nasceu na última terça-feira, no Hospital Fêmina, em Porto Alegre. Com mais de três quilos, 50 centímetros, cabelos escuros e olhos claros, recebeu o nome de Gregório – nome dado por Helena em homenagem ao poeta barroco Gregório de Matos. O casal destacou o tratamento dado pela equipe médica, que mostrou naturalidade e respeito com a situação.

– Fui muito bem recebida. No início, achei que não me deixariam assistir ao parto do meu filho, porque no dia a dia sempre temos que explicar o que somos, como somos e como nos relacionamos. No hospital, não precisou nada disso. Consegui ver tudo de perto. Foi emocionante – diz Helena.

Entenda os termos de identidade de gênero e orientação sexual

Passado o êxtase do nascimento, a única dificuldade foi o registro do filho. Helena não conseguiu registrar Gregório, pois sua carteira de nome social não foi considerada um documento válido.

– Temos a identidade social para não passar por nenhum constrangimento. É com ela que vamos a um atendimento médico ou a uma entrevista de emprego. No cartório, o rapaz me disse que não poderia fazer o registro com ela, e que eu precisaria da minha certidão de nascimento com nome civil – diz Helena.

De acordo com a advogada Luisa Helena Stern, que atua com direitos de transexuais e travestis, não é possível colocar o nome social no registro do bebê. Ele é um nome de tratamento e não substitui o nome registrado em documentos oficiais. No Rio Grande do Sul, os processos judiciais para troca de nome demoram de dois a quatro meses. Helena afirma que não vai entrar na Justiça para tentar mudar de nome – por isso, vai fazer o registro de Gregório com o nome da certidão de nascimento.

MTV exibe documentário com atriz transgênero de OITNB

O pai quer tirar licença-maternidade

Anderson explica como vai funcionar a família:

– Eu gerei o Gregório, mas sou o pai. A mãe é a Helena. Vamos explicar isso para ele quando crescer.

Enquanto isso, Anderson está cumprindo o papel de mãe. Amamenta o bebê de hora em hora e vai entrar com o pedido de licença-maternidade na Cootravipa, onde trabalha.

Helena conta que, neste momento, não se sente muito mãe, pois Gregório ainda prefere o colo de Anderson. A jovem, que trabalha com telemarketing, pretende retomar os estudos no futuro:

– Quero ser professora de literatura. Mesmo que não ganhe muito bem, tenho de dar o exemplo ao meu filho.

Escolas não sabem como se adequar à resolução que beneficia alunos trans

Respeito aos nomes sociais

Um dos pontos que chamaram a atenção foi o acolhimento da equipe do Hospital Fêmina ao casal. O Grupo Hospitalar Conceição, do qual o Fêmina faz parte, tem o selo pró-equidade de gênero e conta com uma coordenadoria de Direitos Humanos para lidar com essas questões.

– A comissão existe desde 2008 com um conjunto de ações que tem como objetivo tratar da questão de gênero no trabalho. Fazemos palestras e treinamentos com os mais de 9,5 mil funcionários para melhor atender nossos pacientes. Desde 2011, travestis são colocados em quartos femininos, e o nome social vai no prontuário – diz a coordenadora Carla Baptista.

– Nosso funcionários são capacitados para acolher bem, seja qual for o gênero. Com novas constituições do conceito de família, a sociedade tem de estar preparada, e o hospital também – diz a assessora da diretoria-técnica Silvana Flores.

Caso raro, segundo pesquisadoras

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Berenice Bento, que pesquisa questões transgênero e transexuais, se mostrou surpresa e animada com o acontecimento:

– É uma novidade maravilhosa. Mostra como o ser humano pode explorar a potencialidade do corpo. O fato do transhomem negociar com sua parceira para gerar uma vida é genial. O caso demonstra as possibilidades plurais do amor.

A professora Jane Felipe, da Faculdade de Educação da UFRGS, também comemorou:

– No Brasil, um caso como esse é muito raro. É muito legal porque é outra perspectiva de família. Um borramento de fronteiras no conceito de paternidade e maternidade.

 

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Violência obstétrica, até quando?

Por: Douglas Belchior A vivência e a troca de experiências que...

As tristes e signficativas estatísticas das mortes nos partos

Na segunda-feira pela manhã (29), o plenário da Câmara...

Sobre parteiras, bruxas e hereges

Mariana queria fugir do destino de quase todas as...

Uma em cada quatro mulheres sofre violência no parto

O conceito internacional de violência obstétrica define qualquer ato...
spot_imgspot_img

Da maternidade que desejamos a que alcançamos, desde que humanizada.

Sim, eu tinha escolha em parir nos melhores hospitais em São Paulo, contratar as melhores equipes médicas. Na minha trigésima semana, de tanto tentaram...

Violência obstétrica: é preciso falar mais sobre esse assunto

Você sabe o significado das palavras violência e obstetrícia isoladamente? Violência: ação ou efeito de empregar força física ou intimidação moral contra; ato violento....

OMS retira a transexualidade da lista de doenças mentais Publica

A Organização Mundial da Saúde (OMS) removeu da sua classificação oficial de doenças, a CID-11, o chamado “transtorno de identidade de gênero”, definição que...
-+=