Caso Extra: Caso repercute na mídia e Abílio Diniz reage

 

S. Paulo – O caso da agressão de seguranças do Hipermercado Extra a uma criança negra, de apenas 10 anos, por suspeita de furto de mercadorias que o menino comprovou ter pago, teve ampla repercussão nos grandes meios de comunicação e provocou a reação do próprio presidente do Grupo Pão de Açúcar, o empresário Abílio Diniz (foto).

Em sua página no Twitter, Diniz comentou o caso, na tarde desta sexta-feira: “As investigações já estão em andamento e quero esclarecimento o mais rápido possível. Até porque sou o primeiro a repudiar qualquer atitude discriminatória”, escreveu no microblog.

O Jornal “O Estado de S. Paulo” abriu manchete na edição desta sexta-feira, com foto do pai do garoto, Diógenes da Silva e do próprio menino, com o rosto encoberto, segurando uma folha com o cupom fiscal provando que pagou pelos dois pacotes de biscoitos, dois pacotes de salgadinhos e um refrigerante. Ao todo o garoto gastou R$ 14,65.

“Supermercado é acusado de racismo contra criança”, diz a manchete, acrescentando na legenda que “após desconfiarem de furto, seguranças xingaram e obrigaram menino de 10 anos a tirar a roupa; empresa nega discriminação”. A reportagem ocupa metade da página.

O caso também foi a reportagem de abertura do Jornal Hoje da Rede Globo. A jornalista Veruska Donato, ouviu o advogado e o pai da criança. Também a TV Record e a Rádio Jovem Pan, gravaram entrevistas sobre o caso. A Rádio levou ao ar, ao vivo, uma entrevista do repórter André Aguiar, com o advogado Dojival Vieira.

 

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

Skinheads negam crimes e assumem ligação com movimento nacionalista

  Os três presos respondem por racismo e formação de...

Pesquisador diz que piadas racistas reforçam padrão colonial

Piadas sobre negros ainda são usadas para desqualificar...

Aluno envolvido em trote com saudação nazista é expulso da UFMG

Outros 3 estudantes foram suspensos por um semestre, diz...

Escritório de advocacia no Rio de Janeiro luta contra o racismo no meio jurídico

Angela Borges Kimbangu é advogada e tem mais de...

para lembrar

Presidente da UEFA Michel Platini não tolerará racismo nos estádios europeus

O presidente da UEFA, Michel Platini, afirmou hoje...

A luta antirracista e as ‘hashtags’

O capitalismo sempre foi racial. O capitalismo não seria...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=