terça-feira, janeiro 31, 2023
InícioQuestão RacialCasos de RacismoCasos de nazismo e racismo constrangem Fifa

Casos de nazismo e racismo constrangem Fifa

Torcedor que invadiu o campo traria mensagens neonazistas

A Fifa afirmou neste domingo que vai apurar os casos de racismo e nazismo que teriam ocorrido durante o jogo entre Alemanha e Gana. Nas redes sociais foram compartilhadas fotos de torcedores com o rosto pintado de preto e com uma camisa branca com o nome do país africano.

Em outro momento, este mais visível por todos que assistiam à partida, foi a invasão de campo que ocorreu aos 7 minutos do segundo tempo. Um rapaz ainda não identificado paralisou a partida, tirou a camisa e mostrou vários desenhos no corpo, principalmente as letras HHSSCC.

A imprensa internacional está sugerindo que os símbolos têm conotação nazista já que o duplo HH seria referência à saudação Heil Hitler e SS à tropa de elite nazista. Outra versão é que os números seriam de telefone e as letras endereço de e-mail do invasor que estaria em busca de emprego temporário no Brasil.

O torcedor foi retirado de campo pelo ganês Sulley Muntari e até o momento não se tem informações oficiais sobre o nome do invasor, apenas que seguranças o encaminhou para as autoridades policiais.

– Ainda não recebemos o relatório das pessoas envolvidas no jogo. E, se for o caso, vamos abrir investigação. Temos posição forte, e o caso está sendo analisado, afirmou o responsável pela comunicação da Fifa, Delia Fischer.

O Comitê Europeu de Anti-discriminação havia reclamado contra a Fifa pelas várias faixas com slogans neonazistas espalhadas pelo estádio durante o confronto entre Rússia e Croácia.

– Se algo assim for visto, ele será removido. Temos claramente tolerância zero a qualquer forma de discriminação, completou Fischer.

Torcedores com rostos pintados serão investigados pela Fifa por racismo

fonte:Cenario Mt

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench