domingo, agosto 7, 2022
InícioQuestões de GêneroViolência contra MulherCasos de violência doméstica contra mulher quintuplicam em 8 anos no RJ

Casos de violência doméstica contra mulher quintuplicam em 8 anos no RJ

Em função deste aumento, quantidade de audiências quadruplicou por ano.
Campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’ foi lançada nesta segunda-feira (9).

Do G1 

Um levantamento divulgado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) registrou um aumento de mais de cinco vezes no número de novos casos de violência doméstica de familiar contra a mulher nos últimos oito anos. O levatamento foi exposto durante o lançamento da campanha “Justiça pela Paz em Casa” nesta segunda-feira (9).

Em 2007, ano seguinte à edição Lei Maria da Penha, entraram 17.756 novos processos desta natureza em todo o estado do Rio. Em 2014, foram 94.689 novas ações. De acordo com a juíza Maria Daniella Binato de Castro, do I Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, os números demonstram que não houve, necessariamente, um aumento de casos de violência contra a mulher, mas sim que as mulheres estão procurando mais o Poder Judiciário.

Defenda-se baixe o   PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher

Em função deste aumento, a quantidade de audiências, por ano, quadruplicou e, de sentenças, também disparou. Em 2007, foram 2.705 sentenças proferidas e 7.077 audiências realizadas enquanto, em 2014, foram 69.349 sentenças e 29.360 audiências. Nos dois primeiros meses de 2015, já chegaram outros 14.348 casos envolvendo violência contra a mulher no Judiciário fluminense.

A “Justiça pela Paz em Casa” é uma campanha nacional coordenada pelo Supremo Tribunal Federaln (STF), que está sendo promovida de 9 a 13 de março, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A campanha tem o objetivo de intensificar o julgamento dos processos envolvendo violência doméstica contra a mulher. Para este período, o TJRJ marcou 1.082 audiências e 37 plenários de Tribunal do Júri.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench