CBV repudia ato de racismo contra Wallace e estuda levar caso ao STJD

Entidade divulga nota oficial condenando agressão verbal sofrida pelo oposto

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou que está analisando o suposto racismo contra Wallace, oposto do Cruzeiro, durante partida contra o Vivo/Minas, nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, pela oitava rodada do segundo turno da Superliga masculina.

A entidade não descarta enviar o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), assim como fez no ano passado, em mais um episódio envolvendo o Cruzeiro. Na ocasião, no entanto, o time de Minas Gerais era o ‘infrator’ devido ao fato de sua torcida ter atitude homofóbica com Michael, do Vôlei Futuro. A punição para o clube foi uma multa de R$ 50 mil.

A polêmica do passado não é evocada pelo Cruzeiro, que prefere deixar o caso nas mãos da CBV, alegando já ter feito o que poderia fazer: acionar o delegado da partida e pedir para que o suposto racismo contasse no relatório do duelo.

Confira a nota oficial da CBV:

Sobre o possível caso de preconceito ocorrido na partida entre Vivo/Minas (MG) e Cruzeiro (MG), realizada na última QUARTA-FEIRA (29.02), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lamenta e repudia qualquer tipo de preconceito durante todos os jogos de todas as competições do voleibol brasileiro.

Sobre o fato, o relatório do delegado da partida em questão relata que, ao ser comunicado da agressão verbal direta, de cunho racista, ao jogador Wallace, do Cruzeiro (MG), durante o segundo set, o delegado acionou a segurança para identificar o agressor. Até o fim da partida, o mesmo não foi identificado dentre o público presente na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).

A CBV, neste momento, reúne toda a documentação do caso para avaliar e, se necessário, encaminhar para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), órgão responsável por julgar este tipo de acontecimento em competições esportivas, como já ocorreu em outras ocasiões.

 Veja o caso:

Chamado de ‘macaco’ pela torcida, Wallace sofre racismo na Superliga de volei

 

Fonte: Superesporte

+ sobre o tema

Contra preconceito, jovens de Cascavel apagam pichações xenofóbicas da cidade

Contra preconceito, jovens de Cascavel apagam pichações xenofóbicas da...

Nicholas Sparks autor de Diário de uma Paixão é acusado de racismo

Escritor Nicholas Sparks é acusado de preconceito contra gays...

Vídeo: Clientes devolvem compras após denúncia de abordagem racista

Em um novo vídeo do episódio do jogador de futebol...

Cota racial avança na USP

Ministros decidiram que o modelo é necessário para corrigir...

para lembrar

A relação de poder e o vitimismo branco

Quando você está acostumado a privilégios, a igualdade parece...

Em livro, Preta Ferreira tira o sono e convoca à luta

A ansiedade para ler "Minha carne: diário de uma prisão"...

PF quer combater racismo na formação de agentes de segurança

A Polícia Federal incluirá a dimensão de raça...
spot_imgspot_img

Se liga, meu irmão

Além de marcar mais uma festa da democracia, as eleições municipais de 2024 deixam claro e evidente que o antirracismo, apesar de previsto na Constituição Federal de...

Mães de vítimas denunciam assassinatos em Conselho da ONU

"Meu filho tinha 16 anos quando foi tirado de casa por 23 policiais militares no estado da Bahia, Brasil, em outubro de 2014", disse...

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...
-+=