Celebridades e quase 50 mil fãs prestam tributo a Nelson Mandela

Atores, cantores e atletas se reuniram nesta sexta-feira com quase 50 mil fãs no Hyde Park de Londres para celebrar os 90 anos de Nelson Mandela. Três horas de músicas, discursos e homenagens compuseram o tributo ao ex-presidente da África do Sul (1994-1999).

O ator Will Smith foi o anfitrião do concerto, que também teve o objetivo de arrecadar fundos para campanha de Mandela contra a Aids, denominada “46.664”o número do líder africano na prisão.

Mandela só completará 90 anos daqui a 21 dias, em 18 de julho, mas o concerto de hoje marcou exatos 20 anos após o primeiro evento organizado em homenagem a ele, quando ainda estava preso na ilha Robben (África do Sul) em razão de sua luta contra o apartheid.

Astros como o corredor de Fórmula Um Lewis Hamilton, os grupos musicais Queen e Simple Minds e as cantoras Amy Winehouse e Leona Lewis participaram do concerto.

Discurso

“Enquanto celebramos, lembrem-se que nosso trabalho está longe de estar completo. Onde há pobreza e doenças, incluindo a Aids, onde homens são oprimidos, ainda há muito trabalho para fazer”, afirmou Mandela no palco.

Nosso trabalho é a liberdade para todos.(…) Nós dizemos nesta noite, após cerca de 90 anos de vida, que é hora de novas mãos aumentarem nossa capacidade. Está em suas mãos agora, eu agradeço a vocês”, acrescentou.
Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, aposentou-se oficialmente há nove anos,quando passou a se dedicar integralmente à luta contra a Aids e a favor dos direitos humanos.

Amy Winehouse finalizou o concerto ao lado de Jerry Dammers, um dos organizadores do show de 1988. Acompanhados pelo público, eles cantaram “Free Nelson Mandela”, música que se tornou um hino para o movimento antiapartheid no Reino Unido durante os anos 80.

+ sobre o tema

Hoje na História, 27 de maio de 1963, o líder pró-independência e ex-prisioneiro Jomo Kenyatta é eleito primeiro-ministro do Quênia

Jomo Kenyatta Presidente do Quênia de 1964 a 1978 20-10-1891, Ichaweri 22-8-1978, Mombaça Do...

Samora Machel – 15 anos depois da sua morte

"Não é difícil ser-se chefe de Estado, ser-se intelectual...

Família Mandela construirá museu no povoado natal do ex-presidente

O Conselho tradicional de Mvezo, localidade onde nasceu o...

Nzinga Mbandi encanta estudantes brasileiros

Agora como um novo pseudo-retrato do pintor francês, Henri...

para lembrar

Hoje na História, 5 de Dezembro de 2013, morria Nelson Mandela

Um ano depois da morte de Nelson Mandela, nesta...

Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão “Parabéns a você” a Mandela por seus 93 anos

Mais de 12 milhões de crianças sul-africanas cantarão "Parabéns...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

Campeão de golfe sul-africano homenageia Mandela

Cidade do Cabo - O sul-africano Ernie Els, campeão...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=