Celebridades e quase 50 mil fãs prestam tributo a Nelson Mandela

Atores, cantores e atletas se reuniram nesta sexta-feira com quase 50 mil fãs no Hyde Park de Londres para celebrar os 90 anos de Nelson Mandela. Três horas de músicas, discursos e homenagens compuseram o tributo ao ex-presidente da África do Sul (1994-1999).

O ator Will Smith foi o anfitrião do concerto, que também teve o objetivo de arrecadar fundos para campanha de Mandela contra a Aids, denominada “46.664”o número do líder africano na prisão.

Mandela só completará 90 anos daqui a 21 dias, em 18 de julho, mas o concerto de hoje marcou exatos 20 anos após o primeiro evento organizado em homenagem a ele, quando ainda estava preso na ilha Robben (África do Sul) em razão de sua luta contra o apartheid.

Astros como o corredor de Fórmula Um Lewis Hamilton, os grupos musicais Queen e Simple Minds e as cantoras Amy Winehouse e Leona Lewis participaram do concerto.

Discurso

“Enquanto celebramos, lembrem-se que nosso trabalho está longe de estar completo. Onde há pobreza e doenças, incluindo a Aids, onde homens são oprimidos, ainda há muito trabalho para fazer”, afirmou Mandela no palco.

Nosso trabalho é a liberdade para todos.(…) Nós dizemos nesta noite, após cerca de 90 anos de vida, que é hora de novas mãos aumentarem nossa capacidade. Está em suas mãos agora, eu agradeço a vocês”, acrescentou.
Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, aposentou-se oficialmente há nove anos,quando passou a se dedicar integralmente à luta contra a Aids e a favor dos direitos humanos.

Amy Winehouse finalizou o concerto ao lado de Jerry Dammers, um dos organizadores do show de 1988. Acompanhados pelo público, eles cantaram “Free Nelson Mandela”, música que se tornou um hino para o movimento antiapartheid no Reino Unido durante os anos 80.

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Steve Biko

Grandes mudanças estão para acontecer na África do Sul....

África do Sul emite dinheiro com a imagem de Nelson Mandela

As autoridades da África do Sul anunciaram neste sábado...

para lembrar

Mandela deixa sua casa para viagem pela 1ª vez após doença

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela se...

A morte de Nelson Mandela traria o caos à África do Sul?

Já se tornou um ritual terrivelmente comum. As autoridades...

Médicos não param máquina enquanto houver sinais vitais

Denis Goldberg - que, a convite de Graça Machel,...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=