Celebridades e quase 50 mil fãs prestam tributo a Nelson Mandela

Atores, cantores e atletas se reuniram nesta sexta-feira com quase 50 mil fãs no Hyde Park de Londres para celebrar os 90 anos de Nelson Mandela. Três horas de músicas, discursos e homenagens compuseram o tributo ao ex-presidente da África do Sul (1994-1999).

O ator Will Smith foi o anfitrião do concerto, que também teve o objetivo de arrecadar fundos para campanha de Mandela contra a Aids, denominada “46.664”o número do líder africano na prisão.

Mandela só completará 90 anos daqui a 21 dias, em 18 de julho, mas o concerto de hoje marcou exatos 20 anos após o primeiro evento organizado em homenagem a ele, quando ainda estava preso na ilha Robben (África do Sul) em razão de sua luta contra o apartheid.

Astros como o corredor de Fórmula Um Lewis Hamilton, os grupos musicais Queen e Simple Minds e as cantoras Amy Winehouse e Leona Lewis participaram do concerto.

Discurso

“Enquanto celebramos, lembrem-se que nosso trabalho está longe de estar completo. Onde há pobreza e doenças, incluindo a Aids, onde homens são oprimidos, ainda há muito trabalho para fazer”, afirmou Mandela no palco.

Nosso trabalho é a liberdade para todos.(…) Nós dizemos nesta noite, após cerca de 90 anos de vida, que é hora de novas mãos aumentarem nossa capacidade. Está em suas mãos agora, eu agradeço a vocês”, acrescentou.
Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, aposentou-se oficialmente há nove anos,quando passou a se dedicar integralmente à luta contra a Aids e a favor dos direitos humanos.

Amy Winehouse finalizou o concerto ao lado de Jerry Dammers, um dos organizadores do show de 1988. Acompanhados pelo público, eles cantaram “Free Nelson Mandela”, música que se tornou um hino para o movimento antiapartheid no Reino Unido durante os anos 80.

+ sobre o tema

Mano Brown na Fórum de março

Confira abaixo parte da entrevista com Mano Brown, destaque...

Das favelas sul-africanas para o mundo da ópera

A soprano Pumeza Matshikiza cresceu nas favelas da cidade...

Senadores do Ceará lembram espírito libertário do Dragão do Mar

A contribuição do Dragão do Mar para a abolição...

Basquiat leva 3 000 pessoas ao CCBB na abertura de exposição

Retrospectiva foi inaugurada na quinta (25); ingressos para o...

para lembrar

Eto’o ligou para o amigo Drogba para oferecer seu médico particular

Preocupado com a situação, camaronês chegou a indicar o...

Reparações e compilações – Sueli Carneiro

O jornal O Tempo, de Belo Horizonte, procurou-me, esta...

Hoje na História, 16 de Junho, celebra-se dia da Criança Africana

O dia da criança Africana é celebrado todos os...

Black Fashion Week: o melhor da moda africana

Até ao dia 23 de fevereiro, a Avenida da...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...
-+=