Mandela faz 90 anos e pede mais esforço pelos pobres

Enviado por / FonteDa BBC Brasil

 O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela comemorou nesta sexta-feira seu aniversário de 90 anos pedindo que os ricos façam mais pelos pobres.

“Se você é pobre, você não tem chances de uma vida longa”, disse Mandela em uma entrevista na sua casa na Província do Cabo Oriental, na África do Sul.

“Há muitas pessoas na África do Sul que são ricas, que podem dividir as riquezas com as pessoas que não são tão afortunadas, que não conseguiram vencer a pobreza”, afirmou.

“Se você olhar em volta, mesmo nas cidades, não apenas no campo,existe muita pobreza.”

Mandela acrescentou que gostaria que os sul-africanos pudessem ter uma vida longa como a dele.

{xtypo_quote}”Estou muito feliz por ter vivido até agora e espero que muitos sul-africanos e outras pessoas no mundo vivam assim para que possam ser admiradas”, afirmou.{/xtypo_quote}

De Klerk

O aniversário do ex-líder sul-africano terá uma comemoração oficial no sábado na África do Sul. Moedas comemorativas e selos já foram lançados no país, segundo a repórter da BBC Catherine Davis.

As felicitações pelos 90 anos de Nelson Mandela estão chegando de todas as partes.

O último presidente sul-africano da minoria branca, F. W. de Klerk, que ganhou o prêmio Nobel da Paz junto com Mandela em 1993, foi um dos que prestaram homenagem ao aniversariante.

Ele afirmou que o ex-líder sul-africano “nasceu para ser um líder”. “Ele tem a segurança, a humildade e a graça de um aristocrata natural e verdadeiro.”

Segundo De Klerk, como presidente, Mandela “usou seu charme pessoal (…) para modelar nossas comunidades amplamente diversas em uma nação multicultural”.

Tutu

O arcebispo Desmond Tutu, amigo pessoal de Mandela e também ativista contra o apartheid, enviou sua bem-humorada mensagem de aniversário, chamando Mandela de “Madiba” (ancião tribal).

“Maravilhoso, maravilhoso presente para nós! Graças a Deus, que o Senhor nos deu Madiba. Hey, Madiba, aproveite seu aniversário e fique por aqui um pouco mais”, afirmou Tutu entre risos.

Mandela foi condenado à prisão em 1964 por militar contra o apartheid. Ele só foi libertado em 1990, tornando-se, em 1994, o primeiro presidente negro da África do Sul.

Ele ganhou reconhecimento internacional por sua luta pela reconciliação entre brancos e negros de seu país.

Em 2004, o ex-líder sul-africano se aposentou, e em 2005, anunciou que seu filho, Makgatho Mandela, morreu aos 54 anos em decorrência da Aids.

As comemorações de seu aniversário de 90 anos já se estendem por vários meses e já foram motivo de um grande concerto que ocorreu em junho em Londres.

+ sobre o tema

Relatos de cativos no Brasil em 1ª pessoa revelam de forma pungente seu sofrimento

Histórias chegaram a virar enredos nos Estados Unidos POR LEONARDO...

Rita Batista estreia no programa Saia Justa, do GNT

Depois de um período de flerte com o canal...

Regé-Jean Page, de Bridgerton, elogia brasileiros: “estavam lá pra mim”

O ator Regé-Jean Page, que interpretou o duque de...

Guga Rocha destaca a importância da cultura quilombola

Guga Rocha é um showman. Faz piada, conta história,...

para lembrar

Serena Williams

Serena Jameka Ross Evelyn Williams (Saginaw, Michigan, 26 de setembro de 1981) é uma tenista norte-americana....

Padê Poema – Avenida – Cuti

  Avenida Há um gosma espessababa de louconódoa...

Veja a programação do Encontro Afro-Atlântico de Museus

Por: João Varella Gratuito, evento debate arte e cultura...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=