8 de março: Centenário do Dia Internacional da Mulher é comemorado na Câmara com projetos que visam o retrocesso dos direitos das mulheres

Nessa semana do Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, quando se comemora o seu centenário, a Comissão de Seguridade Social e Família pauta 3 projetos que limitam os direitos sexuais e reprodutivos e colocam em risco a vida e a saúde de milhares de mulheres por todo o país. Se aprovados darão um passo a mais para a criminalização das mulheres no Brasil.

Copie a carta abaixo e envie por email para o Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Deputado Vieira da Cunha (PDT/RS) pelo [email protected] e para a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados pelo [email protected] .

 

Brasília, 08 de março de 2010

Ao Exmo. Sr. Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados
Deputado Vieira da Cunha (PDT/RS)
Assunto: Solicitação de retirada de projetos em pauta para o dia 10/03/2010.
Excelentíssimo Senhor Deputado,
Nessa semana do Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, quando se comemora o seu centenário, causa-nos enorme preocupação a pauta da Comissão de Seguridade Social e Família desta quarta-feira, dia 10 de março.
Entendemos que a apresentação destes projetos limitam os direitos sexuais e reprodutivos, e colocam em risco a vida e a saúde de milhares de mulheres por todo o país.

Constam na pauta três projetos de lei relativos à interrupção da gravidez que, se aprovados, conforme propõem seus relatores, darão um passo a mais para a criminalização das mulheres no Brasil.

PL nº 478/2007, conhecido como Estatuto do Nascituro, institucionaliza a violência ao criar o dever de pensão a um criminoso de violência sexual (artigo 13); impõe uma moralidade específica e ignora o Estado Laico e democrático (artigos 2º, 3º e 8º); e cria tipos penais abertos (artigos 5º e 12). O status inferior dado às mulheres no âmbito do Estatuto implica a ausência do reconhecimento de sua condição contemporânea como sujeitos morais e de direitos. A proposta é incompatível com os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito no momento em que viola e/ou ignora a igualdade, a liberdade, e a dignidade das mulheres como seres humanos.

PL nº 2273/2007, modifica o art. 126 do Código Penal para tipificar como crime a conduta de auxiliar ou fornecer instrumentos ou fármacos para a prática do aborto. Esse projeto visa tornar mais rigorosa os artigos que tratam do aborto no Código Penal, e se soma aos demais ataques aos direitos elementares das mulheres.

PL nº 2.504/07 cria o cadastro obrigatório de gravidez em todas as unidades de saúde, com o deliberado intuito de controlar a autonomia reprodutiva das mulheres e buscando como objetivo final a criminalização de mulheres que tenham praticado o aborto.

Tendo em vista o centenário do Dia Internacional das Mulheres, e levando em consideração o retrocesso que estes projetos representam para os direitos humanos das mulheres, solicitamos ao Senhor Presidente a retirada de pauta dessas propostas.

Atenciosamente,

(sua assinatura)

Fonte: Universidade Livre Feminista

 


 

+ sobre o tema

As mulheres mais poderosas do Brasil

A seleta lista Forbes das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil é uma...

Percebi o racismo com porta batendo na minha cara, conta Elza Soares

A cerimônia de abertura da 8ª edição do Festival...

Sentimentos para Nina Simone

Cantora foi uma mulher injustiçada e sofreu consequências por...

A Feminista Espantalho e a Propaganda Antifeminista na Cultura Pop

A feminista espantalho é uma criatura imaginária que incorpora todos os estereótipos negativos...

para lembrar

Negras e negros estão mais próximos do feminismo do que brancos no Brasil, aponta pesquisa

Datafolha também mostra que quase metade dos homens evangélicos...

Estado e municípios discutem ações de combate à violência contra a mulher

Representantes e gestoras municipais que atuam na área de...

Oprah Winfrey fala sobre superação e empoderamento

A mulher que derrubou barreiras raciais e de gênero...

A cultura do estupro e o “estupro culposo”

Nos últimos dias ganhou grande repercussão o caso do...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Morre cantora Dona Jandira aos 85 anos em Belo Horizonte

A cantora Dona Jandira morreu ontem aos 85 anos em Belo Horizonte. O anúncio foi feito em seu perfil no Instagram. A causa da...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...
-+=