Centenas de indígenas participam do primeiro dia dos ‘jogos tradicionais’

Os jogos tradicionais representam o momento de maior fascínio dos XI Jogos dos Povos Indígenas. As disputas de arco e flecha e corrida de tora tiveram início na tarde deste domingo, 06, na Arena Central montada na Ilha de Porto Real, no município de Porto Nacional (TO). Centenas de indígenas, representantes de cerca de 30 etnias mostraram força, precisão e técnica em aproximadamente 4 horas de apresentações. A arena ficou lotada por pessoas de várias regiões do Estado que foram conferir a cultura indígena de etnias de todo o Brasil.

Na modalidade de arco e flecha competiram 28 indígenas de etnias variadas e quatro foram classificados para a final. Na terça-feira, 08, será realizada outra etapa classificatória quando serão definidos outros quatro participantes para a etapa final. Os classificados do domingo são: Lenilson Erikcbatsa, Moisés dos Santos Pataxó, Alexandre de Jesus Bororo, Kadjonhoro Xikrim.

De acordo com o coordenador geral dos jogos, Marcos Terena, as disputas acontecem normalmente com etapas eliminatórias e finais, mas nenhum indígena é premiado. “A premiação do atleta indígena é a celebração de compartilhar sua força e técnica com seu companheiro de luta. Esse que é o brilho dos jogos”, explicou. O slogan da competição é “o importante não é ganhar, sim celebrar”.

Além das disputas, o público presente nas arquibancadas pôde conferir diversas apresentações culturais que mostraram a riqueza da tradição indígena. Os XI Jogos dos Povos Indígenas seguem até o próximo sábado, 12.

Ministro do Esporte

A expansão do programa Segundo Tempo no Tocantins foi a motivação de uma homenagem prestada ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, por cerca de 30 crianças beneficiadas no Estado. Faixas e cartazes de agradecimento pelo funcionamento dos 10 núcleos existentes no Tocantins emocionaram o Ministro durante sua visita ao município de Porto Nacional (TO) para prestigiar a abertura dos XI Jogos dos Povos Indígenas neste sábado, 05. O governador Siqueira Campos acompanhou a homenagem e agradeceu a iniciativa das crianças. O secretário estadual da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, pediu a implantação de mais 150 núcleos no Estado.

No Tocantins, 100% dos convênios realizados para o funcionamento dos 10 núcleos do Segundo Tempo são realizados diretamente com o poder público, sem intermediários. Todas as unidades atendem cerca de 1.100 jovens com atividades esportivas e merenda no contra-turno escolar. O ministro Aldo Rebelo conversou com algumas crianças atendidas em Palmas e conheceu um pouco da realidade local.

O secretário Olyntho Neto acompanhou o Ministro durante sua visita ao Tocantins e aproveitou para conversar sobre a expansão do Segundo Tempo. Também estiveram presentes a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o senador Vicentinho Alves e demais autoridades federais, estaduais e municipais.

Fonte: O Girassol

+ sobre o tema

STF forma maioria para validar lei que expulsa empresa por escravidão em SP

O plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta...

União Africana classifica escravidão e regime colonial de genocídio

Líderes de países africanos deram um novo passo na...

Quilombolas pedem maior participação em debates sobre a COP30

As comunidades afrodescendentes e quilombolas pedem mais espaço nos...

para lembrar

A Opinião Pública sempre tem razão? Sobre o apoio popular à Intervenção militar no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Muitas pessoas têm afirmado a importância...

Pandemia de violência – Por: LULA MIRANDA

  Já tratei desse tema da violência aqui. Esse é...

Brasilia: Festival reúne shows, filmes e debates sobre a condição da mulher afro-latina

Fonte: Correio Brasiliense - Elas nasceram vestidas de...

Imposto de Renda 2025: prazo começa nesta segunda; veja mudanças e quem precisa declarar

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começa nesta segunda-feira (17) e se estende até 30 de maio. Vídeo: Imposto de Renda...

Tribunais dizem que Trump não é rei

Na política ninguém renuncia ao poder voluntariamente. Essa premissa levou os arquitetos do constitucionalismo moderno a engendrarem sistemas de freios e contrapesos, de forma...

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da Justiça contra Derek Chauvin, o policial que assassinou George Floyd, em 2020. O agente que...
-+=