Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa será inaugurado dia 17

Será inaugurado na terça-feira (17/12), às 14 horas, em Salvador, o Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, localizado no edifício Brasilgás, na Avenida Sete de Setembro, no mesmo prédio da Fundação Pedro Calmon. Este é o segundo centro especializado existente no País.

A inauguração contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner; do secretário estadual de promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio; e da ministra chefe de Estado  de Políticas de Promoção da Igualdade racial, Luiza Bairros.

Iniciativa da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi), o Centro é fruto de um processo de articulação entre o Governo Estadual e o Governo Federal, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), em parceria com 20 entidades do poder público e da sociedade civil.

O Centro conta com profissionais especializados em psicologia, pedagogia, assistência social e jurídica para cuidar dos casos de vítimas de racismo e de intolerância religiosa. A finalidade é receber, atender, encaminhar e acompanhar toda e qualquer denúncia de discriminação racial e/ou violência envolvendo racismo ou intolerância religiosa. O horário de atendimento será de segunda-feira à sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h às 17h00.

O equipamento público também vai executar as ações desenvolvidas pela Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, lançada em março deste ano. Dentre os serviços prestados estão: apoio psicológico, social e jurídico; cursos de capacitação e formação; debates, palestras, fóruns e oficinas; atuação nos casos noticiados pela mídia; pesquisas e projetos visando à garantia de direitos; além do acompanhamento do cumprimento de medidas judiciais dos condenados pelos crimes de injúria e racismo.

A unidade contará ainda com o Centro de Informações – uma biblioteca onde estarão disponíveis livros, periódicos, materiais multimídia e didáticos que tratem de assuntos ligados às questões raciais, educacionais, religiosas e de gênero, além do mapeamento dos terreiros de candomblé do Estado e dos assentos quilombolas. Será possível encontrar também um catálogo com endereços dos locais onde há material para pesquisas sobre o assunto, banco de dados atualizados com informações e estatísticas sobre os casos; e acervo audiovisual e bibliográfico.

Na área pedagógica, pretende-se, ainda, pensar em políticas de conscientização dos condenados. “Atualmente, os condenados por crimes de injúria e racismo entregam cestas básicas, fazem serviços de limpeza, mas isso não combate o racismo e  a intolerância que carregam. É preciso um trabalho de conscientização, conhecimento e respeito”, destaca Lilian Rosa.

Para o secretário Elias Sampaio, o Centro é uma vitória da população negra e baiana e fruto do esforço do Governo da Bahia em criar mecanismos de combate aos crimes de racismo e intolerância religiosa. “A inauguração do Centro é uma vitória para os negros da Bahia e uma referência para o País. Desta forma, fortalecemos o atendimento jurídico especializado para dar mais agilidade pelo poder público na resolução dos casos”, afirma.

Integração

Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa propõe uma ação conjunta entre diversos órgãos do poder público e da sociedade civil organizada para promover a igualdade racial e garantir os direitos da população negra através de diversas ações que combatam o racismo e a intolerância.  Atualmente ela é composta por sete entidades da sociedade civil e 21 órgãos públicos, dentre esses, cinco universidades: UESC, UESB, UFBA, UNEB e UEFS. As instituições vão colaborar com projetos e cursos de formação na área de direito voltados para questões raciais e de gêneros.

O quê: Inauguração do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa

Quando: 17 de dezembro de 2013

Horário: 14 horas

Endereço: Avenida Sete de Setembro, Ed. Brasilgás, 1º andar, Centro.

Ligue Denúncia: 162

Telefone: 3117-7438

Fonte: Aldeia Nago

+ sobre o tema

Delegacias do Rio de Janeiro terão núcleos especializado em racismo

Ao receber deputados envolvidos no acompanhamento de casos de...

Disque Racismo será lançado em março

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria...

Juízes iniciantes fazem curso para aprender que ‘ainda existe racismo no Brasil’

Desde agosto do ano passado, 328 juízes em início...

para lembrar

Ainda com dúvida de como agir em casos de racismo? Saiba aqui o que fazer

Diariamente recebemos através das nossas redes sociais mensagens de...

Projeto prevê multa e indenização em caso de discriminação no ambiente de trabalho

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou na terça-feira (25)...

Formas contemporâneas de racismo e intolerâncias nas redes sociais

Esta pesquisa abordou o fenômeno de construção e disseminação...
spot_imgspot_img

Por um Carnaval livre de racismo; veja como denunciar

Sexualização da mulher negra e piadas racistas são alguns exemplos de casos de discriminação que ocorrem durante a folia Por Rede Feminista de Juristas, do CatracaLivre    Por:...

Lei que torna racismo crime completa 30 anos, mas ainda há muito a se fazer

Assinada em 5 de janeiro de 1989, pelo então presidente da República, José Sarney, a lei passou a ser conhecida pelo nome de seu...

Rio inaugura delegacia especializada em combater crimes raciais e de intolerância

No evento, a campanha "Liberte Nosso Sagrado" cobrou a devolução de objetos religiosos apreendidos pela polícia Por Clívia Mesquita, do Brasil de Fato  Na última quinta-feira...
-+=