Cerca de 40% dos europeus sofrem de algum transtorno mental, mostra estudo

Os europeus têm sido mais afetados pelo transtorno mental e neurológico, e quase 165 milhões de pessoas, ou 38% da população do continente, sofrem todos os anos de uma desordem cerebral como depressão, ansiedade, insônia, ou demência, segundo um grande estudo publicado nesta segunda-feira.

Apesar do número impressionante, apenas cerca de um terço dos casos recebe o tratamento ou a medicação necessária. As doenças mentais implicam em enormes custos econômicos e sociais – calculados em centenas de milhões de euros – já que os pacientes muitas vezes são incapazes de trabalhar e os relacionamentos também são atingidos.

– Os transtornos mentais se tornaram o maior desafio para a saúde da Europa do século XXI – disseram os autores do estudo.

Ao mesmo tempo, algumas grandes companhias farmacêuticas estão diminuindo os investimentos em pesquisas sobre como o cérebro funciona e como ele afeta o comportamento, o que faz a responsabilidade de financiar os estudos recair sobre governos e organizações de financiamento.

– A grande defasagem no tratamento para as desordens mentais tem que terminar – disse Hans Ulrich Wittchen, diretor do Instituto de Psicologia Clínica e Psicoterapia da Universidade de Dresden, na Alemanha, e principal pesquisador do estudo. – Os poucos que recebem tratamento o fazem com um atraso considerável, em média, de anos, e poucas vezes com a terapia apropriada e atualizada.

Wittchen liderou um estudo de três anos que cobriu 30 países europeus – os 27 da União Europeia mais a Suíça, Islândia e Noruega – e uma população de 514 milhões de pessoas. Não havia um dado disponível para comparação direta da prevalência da doença mental em outras partes do mundo porque os estudos adotam parâmetros diferentes.

A equipe de Wittchen observou cerca de cem doenças que agregam todos os grandes transtornos mentais, desde ansiedade e depressão a vício e esquizofrenia, assim como grandes doenças neurológicas, como a epilepsia, o Parkinson e a esclerose múltipla.

Os resultados, publicado nesta segunda-feira na revista “European College of Neuropsychopharmacology”, mostraram uma “carga extremamente alta” de transtornos de saúde mental e doenças cerebrais, disse o autor a jornalistas em Londres.

Os transtornos mentais são uma causa importante de morte e incapacidade, além de representar custos para a economia em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde prevê que em 2020 a depressão será o segundo maior contribuinte para a carga mundial de doenças em todas as idades.

Fonte: Globo

+ sobre o tema

Mano Brown é liberado da delegacia após detenção por desacato

Cantor saiu do local por volta das 21h e...

Bolsonarismo ataca democracia de todas as formas

O risco democrático que o bolsonarismo representa não se...

Lula diz que Serra está sem discurso

Letícia Lins e Jamildo Melo O presidente Luiz Inácio...

O que pensa o ministro Arthur Chioro sobre a saúde da mulher – por: Fátima Oliveira

Preocupada com o silêncio sepulcral do novo ministro da...

para lembrar

A luta do rap com a tragédia

Fonte: O Povo- Tradicionalmente, a construção do rap brasileiro...

Sakamoto – PM na USP, Cracolândia e as saudades da ditadura

Um estudante foi agredido por um policial militar, nesta...

Americanos elegem primeiros deputados muçulmanos e indígenas

Primeiro governador abertamente gay foi outro marco; social-democrata Alexandria...

Condenado a morte sobrevive a 18 tentativas de execução

Brown acordou às 5h08 do dia que acreditava ser...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=