Chadwick Boseman recebe indicação póstuma ao Oscar por ‘A Voz Suprema do Blues’

Enviado por / FonteO Globo

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na manhã desta segunda-feira a lista de indicados a 93ª edição do Oscar. Entre os indicados na categoria de melhor ator está Chadwick Boseman, por sua performance como o trompetista Leeve em “A Voz Suprema do Blues”, da Netflix.

O ator morreu em agosto do ano passado, aos 43 anos, após 4 anos, vítima de um câncer de cólon que tratava há quatro anos. Boseman se consagrou mundialmente por ter protagonizado “Pantera Negra” em 2018, mas atuava em seriados desde 2003. A produção da Netflix foi o último filme gravado por ele, e o fez se tornar presença constante nas premiações, disparando como um favorito. Há algumas semanas foi premiado pelo Globo de Ouro.

Boseman se tornou um símbolo de representatividade durante sua carreira, além de ter dado vida ao príncipe de Wakanda, o primeiro super-herói de ascedencia africana das histórias em quadrinho, também encarnou Jackie Robinson, James Brown e Thurgood Marshall, negros pioneiros em suas áreas. Após sua morte, recebeu homenagens de diversas personalidades importantes, como Oprah Winfrey, Barack Obama, Joe Biden e Beyoncé.

“A Voz Suprema do Blues” recebeu 5 indicações a premiação, e a atriz Viola Davis comemorou a conquista em suas redes sociais. Ela protagonizou o filme junto à Boseman, tendo sido indicada a categoria de melhor atriz.

“Absolutamente emocionada! Parabéns a toda a equipe! Merecido!”, publicou.

Apesar de ser improvável, essa não é a primeira vez em que alguém recebe uma indicação após sua morte, mais de 60 artistas já passaram pelo mesmo na premiação, sem contar os vencedores de prêmios honorários. Um dos casos mais emblemáticos é o de Heath Ledger, que ganhou o prêmio de melhor ator após sua aclamada performance em “O Cavaleiro das Trevas”, em 2008. A crítica especializada acredita que Boseman possa ter o mesmo destino.

 

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Conversações com Cheikh Anta Diop¹

Essas entrevistas são o produto de uma série de...

Danny Glover: ‘Societies Must Apologize’ for Slavery with Reparations

Actor and activist Danny Glover called on international leaders...

Museu digital disponibiliza acervo sobre a presença negra no Estado

Site disponibiliza áudios, vídeos, fotos e documentos de afro...

Racionais MC’s planeja turnê nacional de 30 anos de carreira

O grupo de rap passará por oito cidades brasileiras Da RollingStone Os Racionais...

para lembrar

Beyoncé tem quatro shows confirmados no Brasil

Foram confirmadas nesta sexta-feira (18) as datas e locais...

Aumento da xenofobia nos serviços de saúde europeus

Access to healthcare in Europe in times of crisisand...
spot_imgspot_img

Inéditos de Joel Rufino dos Santos trazem de volta a sua grandeza criativa

Quando faleceu, em 2015, Joel Rufino dos Santos deixou pelo menos dois romances inéditos, prontos para publicação. Historiador arguto e professor de grandes méritos, com...

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o...

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...
-+=