Chamada: Mapeamento de pessoas negras brasileiras desigrejadas; afastadas; desviadas ou ex-evangélicas.

Enviado por / FonteThayane Fernandes

Dentre inúmeras coisas que nós brasileiros temos em comum, desde o norte até o sul do país, certamente podemos destacar o fato de que, ao nosso redor, sempre há alguém que se declara evangélico. E ainda mais natural do que conhecer evangélicos é saber de alguém que está afastado, desviado, desigrejado ou que decidiu não mais fazer parte da igreja, os ex-evangélicos.

Apesar desse não ser um dado surpreendente nos dias de hoje – já que uma das características do cristianismo evangélico (categoria ampla e diversa) é o trânsito religioso – os dados mais recentes evidenciam um fato relevante: quase 60% dos adeptos declaram-se negros (pretos ou pardos)1. Esses números parecem acompanhar o crescimento geral de autodeclaração da população negra no Brasil atualmente, que foi de 50% em 2010 para mais de 55% em 2022, de acordo com o Censo/IBGE.

Diante desse panorama, queremos te perguntar:
Você se considera uma pessoa negra que já foi evangélica? Ou ainda não sabe bem como se definir mas acha que tem um perfil e/ou forma de crer diferente da maioria dos evangélicos? Você defende e bota fé em alguns valores bíblicos que aprendeu na igreja, mas não se identifica com vários comportamentos e crenças que a sua antiga comunidade ainda defende?

Independente da razão, se você é uma pessoa negra com até 45 anos de idade, que já passou pela igreja evangélica ou, ainda está vinculada mas considera que sua relação mudou, esse questionário é pra você!

Essa é a pesquisa piloto da plataforma Antroporaça: “Cristianismo evangélico, imaginação cultural radical e autodeterminação negra“, que é em um mapeamento de pessoas negras jovens e ex-evangélicas, desigrejadas, afastadas ou desviadas. O mapeamento é uma primeira fase de um projeto de 4 etapas que buscará investigar, produzir, sistematizar, elaborar e compartilhar conhecimento sobre valores, personalidade, emoções, sentimentos, opiniões, hábitos e experiências (subjetividades) das pessoas negras marcadas pelo cristianismo evangélico no Brasil. Combatendo o Epistemicídio²2 e possibilitando que a pluralidade de vozes negras ecoe.

Clique aqui https://forms.gle/bKPiTqhcf2hwcfwcA e responda o questionário.
Esse projeto é produzido pela cientista social e antropóloga recifense Thayane Fernandes, e faz parte da sua investigação de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco.


  1. (DATAFOLHA, 2020) ↩︎
  2. CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023. ↩︎

Thayane Fernandes é bacharel em Ciências Sociais, mestra e doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco.
Foi pesquisadora visitante no Quebec e Texas através de prêmios de pesquisa no exterior, passando também pelo Oriente Médio. Discute cristianismo evangélico; primeiras infâncias e adolescências; gênero, violência e saúde; educação; artes e subjetividades; antirracismo; judaísmos.

+ sobre o tema

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento não apenas produz desigualdades sociais e raciais — ele depende delas para funcionar. A injustiça...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...