Chave que abre

Por: Fernanda Pompeu

A técnica tem função central em toda atividade humana. O cirurgião que intervém no nosso corpo, o gari que varre nossa rua, a educadora que expande nossa visão, a bailarina que provoca nosso encantamento sabem que a técnica agiliza o processo e qualifica o resultado.

Ganhar experiência também é fundamento. Depois de muitos erros-acertos, aprendemos o que não devemos fazer. Farejamos o que pode dar errado. É um conforto perceber que determinada trilha morrerá num beco sem saída, enquanto outra nos levará ao mar navegável.

O comprometimento é bem-vindo. Ele nos faz entender que a pontualidade é um valor, que a ética não é opcional, que a responsabilidade é passaporte para uma compreensão adulta do nosso papel na casa, no trabalho, na sociedade.
Mas técnica, experiência e comprometimento se tornam muito melhores se, junto a eles, deixarmos aflorar a emoção. O sentimento das coisas. Um poeta, cujo nome não recordo, escreveu: “Você pode pensar errado. Mas ninguém sente errado.”

Pois a emoção mobiliza o que há de mais verdadeiro em cada um de nós. Por exemplo, sentir empatia nos mobiliza a desenhar cenários generosos e a realizar ações de inclusão. Já o sentimento de antipatia fecha possibilidades e nos aproxima da terra do não.

Tem escola para quase tudo nesta vida. Especializações a escolher. Mas não seria possível um curso de sentimentos, muito menos uma especialização em emoções. Pois sentir e se emocionar saem de dentro para fora.
No entanto se sentimento não se aprende, é possível cultivar a sensibilidade. Isso pode começar pelo aprendizado do respeito. Respeitar a natureza e os seres que a habitam – gente e bichos – é sensibilidade que podemos aprender e, por consequência, ensinar.

Os artistas – profissionais do sensível – são quase unânimes ao minimizar a técnica e maximizar a emoção. Sendo a técnica o modo de fazer. A emoção, o modo de ver. Esta última é carro-chefe não só das artes, mas de tudo que fazemos com amor. É pôr o sal no arroz e no feijão.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...