Hugo Chávez elogia Obama por pedir mundo sem bombas atômicas

Dirigente venezuelano classificou o discurso do colega americano no Egito de “extraordinário”

Do Estadão

CARACAS – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, elogiou nesta sexta-feira o governante dos Estados Unidos, Barack Obama, por insistir em sua intenção de “lutar por um mundo sem bombas atômicas”, e reiterou o apoio de seu Governo ao uso pacífico dessa energia.

 

“Obama voltou a dizer no Cairo há poucos dias (…) que lutaria por um mundo sem bombas atômicas. Isso é preciso reconhecer (…) É preciso difundir essa ideia”, disse Chávez na primeira edição de seu novo “Alô, Presidente”.

 

O governante venezuelano disse que na visita à capital do Egito, Obama “deu um discurso extraordinário”, e embora estivesse “cheio de contradições, como diz (o líder cubano) Fidel Castro, escutá-lo dizer o que disse não é pouca coisa, sobretudo comparado com seu antecessor, George W. Bush”.

 

Chávez reiterou que seu Governo “não condena a Coreia do Norte”, um país que “declarou que está construindo uma bomba atômica”, porque então teria de “condenar a maior potência mundial, os Estados Unidos, e os demais países do Primeiro Mundo que têm essas armas”.

 

“Não queremos bombas atômicas (…) queremos uma proibição. Fim às bombas atômicas no mundo. Isso é um horror, pode acabar com toda a vida no planeta”, opinou.

 

 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...