Chegou à primavera, com azedume do Mensalão

por Sérgio Martins

Tenho a impressão que depois dos jogadores e cantores negros, nunca um homem negro foi tão comentado, homenageado em posters que circulam o facebook do que o Ministro Joaquim Barbosa. Pasmem, o primeiro ministro do STF negro é sorteado para julgar os antigos e conhecidos métodos da república brasileira fazer política. E os réus são homens brancos, de esquerda, centro e direita experts da máquina política.

Tudo isto em plena campanha eleitoral em diversos municípios pelo país afora.

A cada dia aumenta a nossa percepção de que o político profissional é desnecessário, mas a realidade não é tão simples. Recebi um e-mail onde um parlamentar de utra-direita afirmava que não participou da votação das reformas de previdência e tributária, parecia um lamento.

A política é amante do capitalismo, enquanto a democracia formal é sua esposa oficial. Uma relação inseparável.

Outro dia em meus devaneios, que não são poucos, imaginei a possibilidade de retornamos ao passado e criar um sistema de conselhos compostos por conselheiros políticos voluntários e temporários, que não necessitassem deixar suas atividades para deliberar sobre os assuntos legislativos. Tais pessoas teriam apenas uma contribuição do estado no período em que participarem dos conselhos. Com certeza o avanço tecnológico contribui para pensarmos desta forma. Vamos fazer uma revolução!

O exercício da política não pode ser visto como profissão ou meio de enriquecimento como vem sendo tratado nos processos eleitorais. Nossas campanhas para vereadores são verdadeiros momentos de insanidade “política”. Há um esvaziamento crescente do espaço de legislativo municipal, dando lugar há um clientelismo e aparelhamento pelos interesses dos executivos municipais.

Necessitamos de uma revolução na forma de representação popular, que limite a intervenção econômica neste espaço. O julgamento do mensalão deixa ás claro à dimensão financeira direta, que os interesses da República se tornaram no jogo da governabilidade. Ora, nos elegemos todos os envolvidos.

Bom, por aqui os ipês estão lindos, dando aquele show esperado com suas belezas singulares, não percamos a esperança, tudo pode ser novamente construído!

 

 

 

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Gay pode colocar parceiro como dependente no IR

Receita Federal aprovou parecer com origem em pedido...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

“Essa crise mostrou que um bom Governo importa, que eleições importam”, diz Obama ao endossar Biden

Após um ano em absoluto silêncio durante as primárias,...

Mãe Stella: Reflexão sobre a inveja

Maria Stella de Azevedo Santos A minha função espiritual faz...

Reserva de valores

Eleitor já está questionando a ideia de que a...

8 de março e o Dia Internacional da Mulher

Eva Alterman Blay Professora Emérita FFLCH/USP 04/03/2023 E de repente é 8 de...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=