Cineasta negra fala sobre cabelo e empoderamento na Bienal do Livro

“Estamos num momento em que a mulher negra vê o seu cabelo como ele realmente é pela primeira vez”, disse a jovem cineasta Yasmin Thayná, 22, para uma platéia de homens e mulheres, brancos e negros, na Bienal do Livro na tarde desta sexta-feira (4).

Por Luiza Franco Do Folha

Thayná, que exibe um black power poderoso, foi ao evento para falar sobre seu filme, “Kabela”, um curta-metragem experimental que celebra o cabelo da mulher negra. Estréia na próxima terça-feira (8) no Cine Odeon, no Rio.

Ele nasceu do conto MC K-bela, que relata a história de uma menina que sofre durante toda a infância e adolescência por ter cabelo crespo e um dia decide se libertar dos alisamentos.

“As mulheres negras começam a alisar o cabelo com cinco anos de idade. Quando convocamos voluntárias para atuar no filme, começaram a surgir relatos de meninas que diziam ter entrado em depressão porque o namorado a abandonou ou porque a família não aceita que ela não alise o cabelo”, contou Thayná.

“Quando você muda de cabelo, é um momento complicado porque ele é seu, mas você não o conhece porque sempre tentaram apagar ele de você. O cabelo crespo é o único que tem que dar um jeito.”

A equipe que realizou o filme e que será responsável por sua divulgação é toda composta por negros. “Tivemos uma preocupação que foi a questão do serviço de preto. A gente faz um trabalho bem feito para criar uma narrativa e dizer ‘esse é o trabalho de preto’, que a gente sempre fez, mas sempre foi silenciado”, diz Thayná.

Para Thayná, o filme não é um ato político isolado, mas sim parte de um momento de afirmação de negros em diversas áreas.

“Veja uma mudança grande. Lili e Lulu fizeram o primeiro editorial de moda com crianças crespas. O número de afroempreendedores que existe, pessoas que fazem produtos focando na questão afro é enorme. Vejo uma mudança grande nas narrativas, nos modos de negócio, no mercado, nas pessoas indo para a universidade, mudança de biografia.”

“As pessoas gostam da cultura negra, mas não gostam das pessoas negras”, diz Bruno Duarte, que faz parte da equipe de comunicação do filme. “Quando a gente propõe um filme em que os negros estão produzindo essas novas narrativas, quando ocuparmos esse espaço, vão haver mudanças, sim”.

+ sobre o tema

Su poesía llama la atención a todos los hombres negros que odian a las mujeres negras

¡Todas las mujeres merecen respeto! Crystal Valentine y Aaliyah Jihad...

Quase 50 anos depois, clássico da literatura negra chegará ao Brasil

Clássico da literatura negra chegará ao Brasil: chegará às...

Grace Passô, a melhor atriz do Brasil

Apesar de desconhecida pelo grande público, ela é incensada...

Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de...

para lembrar

Beatriz Nascimento, atlântica

Sem perder a atualidade, a poetisa e intelectual continua...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

Pela primeira vez Boeing 737 é pilotado apenas por mulheres

A história da aviação ganhou um novo capítulo na...

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=