CineB Solar faz sessões gratuitas de Galeria Futuro

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Primeiro cinema movido a energia solar do Brasil, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, completa 15 anos com público superior a 90 mil espectadores, 160 bairros percorridos e mais de 620 sessões gratuitas

Com os atores Marcelo Serrado, Otavio Muller e Ailton Graça, Galeria Futuro é o filme exibido durante o mês de maio pelo projeto CineB Solar, circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região com a Brazucah Produções. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Unindo o trabalho sociocultural com a questão ambiental, o projeto conta com um sistema de captação de energia solar em uma van adaptada com painéis fotovoltaicos e baterias que carregam a energia que vai ser utiliza durante toda a exibição do filme, substituindo a energia elétrica.

Foto: Divulgação

O longa dirigido por Fernando Sanches e Afonso Poyart tem sessões nos dias 6 de maio, sexta-feira, às 19h, no Condomínio São Cristóvão, em Osasco; 8 de maio, domingo, às 19h, no Centro Cultural Jardim Julieta (zona norte, São Paulo); 12 de maio, quinta-feira, 19h, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida no Jardim Peri (zona norte, São Paulo) e 13 de maio, sexta-feira, às 19h, na Escola Joaquim Fernando Paes de Barros Neto, em Itapecerica da Serra.

Em Galeria Futuro Valentim (Marcelo Serrado), Kodak (Otavio Muller) e Eddie (Ailton Graça) são três amigos de infância que trabalham como lojistas na Galeria Futuro, um centro comercial no Rio de Janeiro. A beira da falência, a administração da galeria é surpreendida com a proposta milionária de um pastor que quer transformar o local em uma igreja evangélica. Arrasados com a possibilidade de perder suas lojas, o trio precisa encarar o presente, vencer limitações e confrontar seu futuro.

“Com exibições de 147 longas-metragens e 100 curtas-metragens chegamos ao mês de maio com mais um filme do cinema nacional. Nosso projeto, que completa 15 anos em 2022, oferece gratuitamente lazer e cultura para a população de São Paulo, enfatiza Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar.

Protocolos de segurança

Com às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto CineB Solar irá retornar aos poucos com suas exibições presenciais e coletivas. Visando o bem-estar dos espectadores, as sessões durante esta retomada seguem protocolos de segurança, como a obrigatoriedade de utilização de máscaras e o distanciamento entre os assentos, além de disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos. Toda a equipe de produção já possui imunização completa e será testada para Covid-19 antes das exibições. E toda sessão o público terá que apresentar o passaporte de vacinação.

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 90 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 620 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Serviço:

O quê: Galeria Futuro no CineB Solar.

Quando:

Dia 6 de maio, sexta-feira, às 19h, Condomínio São Cristóvão.

Rua Juan Vicente, 47 – Osasco.

Convites: Com Ana Pina ou Tafarel.

Dia 8 de maio, domingo, às 19h, no Centro Cultural.

Avenida do Poeta, 100 – Jardim Julieta, zona norte.

Convites: Com Bea ou Mano Black.

Dia 12 de maio, quinta-feira, às 19h, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.

Avenida Francisco Machado da Silva, 1417 – Jardim Peri, zona norte.

Dia 13 de maio, sexta-feira, às 19h, na Escola Joaquim Fernando Paes de Barros Neto.

Rua Pérsia, 1130 – Parque Paraíso, Itapecerica da Serra.

Convites: Na secretaria da escola com o diretor Francisco ou com a vice-diretora Suelen.

Ingressos gratuitos (necessário apresentar comprovante de vacinação com duas doses).

Filme exibido:

Galeria Futuro (Fernando Sanches e Afonso Poyart – Brasil – 2021 – 92 minutos – 12 anos – Comédia).

Sinopse: Valentim (Marcelo Serrado), Kodak (Otavio Muller) e Eddie (Ailton Graça) são três amigos de infância que trabalham como lojistas na Galeria Futuro, um centro comercial no Rio de Janeiro. A beira da falência, a administração da galeria é surpreendida com a proposta milionária de um pastor que quer transformar o local em uma igreja evangélica. Arrasados com a possibilidade de perder suas lojas, o trio precisa encarar o presente, vencer limitações e confrontar seu futuro.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...