Cliente agredido em mercado em SP deve passar por cirurgia nesta semana

Enviado por / FonteJusBrasil

O vigilante Januário Alves de Santana, 39 –que acusa cinco seguranças do supermercado Carrefour, em Osasco (Grande SP), de agressão– sofreu uma fratura facial e deverá passar por uma cirurgia nesta quinta-feira (27), informou o advogado Dojival Vieira dos Santos.

De acordo com o advogado, ele sentia fortes dores no rosto desde o dia da agressão, em 7 de agosto e, nesta terça-feira, chegou a cancelar seu depoimento à polícia devido ao seu estado de saúde.

Hoje, ele procurou novamente um hospital, onde ficou constatado que havia sofrido uma fratura. De acordo com Santos, Januário terá de ser submetido a uma cirurgia no rosto nesta semana, porém, ainda não há detalhes sobre o procedimento.

“Isso só agrava a situação dos agressores. Independentemente do que for concluído no inquérito policial, está comprovado que ele sofreu uma violência grave”, disse o advogado à Folha Online.

Nesta quarta-feira (26), os advogados do vigilante pretendem entregar uma representação à polícia explicando detalhes do caso. Segundo eles, Januário não deve comparecer, mas estará à disposição da delegada responsável caso ela considere seu depoimento importante para a investigação.

Agressão

O vigilante registrou um boletim de ocorrência na polícia no qual afirma ter sido espancado após ser confundido com um assaltante. Segundo ele, a agressão ocorreu quando tentava entrar em seu carro –um Ford EcoSport– na noite do último dia 7. Santana, que é negro, afirma ter sido vítima de racismo.

“O negro com aparência humilde é o suspeito padrão. Mesmo ensanguentado, todo maltratado, ele foi tratado como suspeito até mesmo pelos policiais militares que atenderam a ocorrência, e teve que provar que o carro era seu para deixar o estacionamento”, disse Dojival à Folha Online.

Na semana passada, o Carrefour informou na última quinta-feira que afastou a gerência de sua loja em Osasco (Grande São Paulo) e substituiu a empresa que prestava serviços de segurança para o supermercado após o relato do cliente. Em nota, o supermercado afirma ainda que determinou o “máximo rigor na apuração dos fatos”.

A Polícia Militar afirma que abriu um procedimento interno para apurar se policiais que atenderam Januário foram negligentes na hora de prestar socorro ao vigilante após a agressão.

+ sobre o tema

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

para lembrar

Após apontar racismo em prova, ex-aluna da UFF é denunciada à Justiça

Quatro anos após denunciar por racismo uma professora do...

Morte de policial em Osasco-SP é denunciada à OEA

Poderia ser mais um caso suspeito de resistência...

Salvador terá postos fixo e móvel para denúncias de racismo no carnaval

Posto fixo irá operar na sede no Procon, no...

Maior acusado de agressão a homossexuais na Avenida Paulista pode ir a júri

Jovem foi indiciado por tentativa de homicídio, formação de...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=