Mesquita é profanada com suásticas na França (2)

Fonte: AFP


TOUL, França – Uma mesquita foi profanada em Toul, no nordeste da França, com inscrições racistas, suásticas e uma cabeça de porco pregada na porta, informou nesta quarta-feira uma fonte envolvida na investigação.

A polícia prendeu rapidamente dois jovens suspeitos de cerca de 20 anos, anunciou a secretária de Estado para a Família e a Solidariedade, Nadine Morano, que “condenou firmemente estas violências inaceitáveis”.

Segundo uma fonte envolvida na investigação, os dois teriam sido flagrados poucas horas depois em Liverdun (nordeste) pintando suásticas nazistas na entrada de um restaurante árabe.

O local de culto, que tem uma sala de orações e salas de aula, foi inaugurado há cerca de 20 anos. “Nunca tivemos problemas até então”, declarou Ichou Amzil, tesoureiro da associação socio-cultural dos magrebinos de Toul, uma cidade perto de Nancy.

Para Morano e a prefeita de Toul, Nicole Feidt, a profanação pode ser uma ação de represálias: o apartamento de um padre foi apedrejado recentemente no mesmo bairro.

O Conselho Francês do Culto Muçulmano (CFCM) expressou “sua forte indignação frente a esta nova agressão racista e xenófoba”, e conclamou as autoridades a “fazer de tudo para prender os autores” da profanação.

 

Matéria original: Mesquita é profanada com suásticas na França

+ sobre o tema

“Brasil vive apartheid e culpam as drogas”, diz Carl Hart

Primeiro neurocientista negro a se tornar professor titular da...

O desejo em rede

"Catfishing" é a gíria americana para o falseamento de...

Policia Civil: BH terá núcleo contra racismo e intolerância

Grupo é o primeiro passo para criação de delegacia...

Culturas negras ameaçadas

Ataques ao Centro “Mãe Sylvia de Oxalá” expõe a...

para lembrar

Bahia terá rede de combate ao racismo

  A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) lança...

Cartazes de ’12 Years a Slave’ são recolhidos na Itália

Cartazes de "12 Years a Slave" distribuídos na...

Mesmo com debates sobre representatividade, bonecas negras somam apenas 7% de produtos online

A quantidade de bonecas negras disponíveis para compra no...
spot_imgspot_img

X se assemelha a cidade sem lei

Faz poucos dias, o IBGE apresentou ao país as projeções atualizadas da população. Território inteiro, grandes regiões, todas as 27 unidades da Federação, 100% dos 5.570...

‘Gay não opina aqui’: estudante de 14 anos denuncia que sofreu injúria racial e homofobia de colegas de escola na Zona Sul do Rio

Um estudante de 14 anos foi alvo de injúria racial e homofobia por parte de colegas de turma do Colégio pH, no campus de...

Abordagens por reconhecimento facial têm 10% de falsos positivos, diz PM na Alerj

As abordagens conduzidas pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) com o uso do sistema de reconhecimento por biometria facial tiveram uma taxa de falsos...
-+=