Mesquita é profanada com suásticas na França

Fonte: AFP


TOUL, França – Uma mesquita foi profanada em Toul, no nordeste da França, com inscrições racistas, suásticas e uma cabeça de porco pregada na porta, informou nesta quarta-feira uma fonte envolvida na investigação.

A polícia prendeu rapidamente dois jovens suspeitos de cerca de 20 anos, anunciou a secretária de Estado para a Família e a Solidariedade, Nadine Morano, que “condenou firmemente estas violências inaceitáveis”.

Segundo uma fonte envolvida na investigação, os dois teriam sido flagrados poucas horas depois em Liverdun (nordeste) pintando suásticas nazistas na entrada de um restaurante árabe.

O local de culto, que tem uma sala de orações e salas de aula, foi inaugurado há cerca de 20 anos. “Nunca tivemos problemas até então”, declarou Ichou Amzil, tesoureiro da associação socio-cultural dos magrebinos de Toul, uma cidade perto de Nancy.

Para Morano e a prefeita de Toul, Nicole Feidt, a profanação pode ser uma ação de represálias: o apartamento de um padre foi apedrejado recentemente no mesmo bairro.

O Conselho Francês do Culto Muçulmano (CFCM) expressou “sua forte indignação frente a esta nova agressão racista e xenófoba”, e conclamou as autoridades a “fazer de tudo para prender os autores” da profanação.

 

Matéria original: Mesquita é profanada com suásticas na França

+ sobre o tema

para lembrar

Cotas raciais sim, Folha

"Pode-se afirmar que cotas sociais são preferíveis às raciais,...

El nivel de racismo en España ya es preocupante

José Manuel Fresno. Presidente del Consejo de Igualdad de...

Precisamos falar sobre violência

Lá venho eu de novo escrever sobre violência, acho...
spot_imgspot_img

Em memória dos Pretos Novos – parte 2

O desleixo com a memória nacional custou a vida de uma pessoa quando o teto da Igreja de São Francisco de Assis desabou no Pelourinho, em Salvador,...

Elites que se tornaram uma caricatura

Em salões decorados com obras que ninguém sabe explicar e restaurantes onde o nome do chef vale mais que o sabor da comida servida, uma parte da elite...

Festa de São Jorge é a utopia de um Rio respeitoso e seguro

Poucas celebrações são mais reveladoras da (idealizada) alma carioca e, ao mesmo tempo, do fosso de brutalidade em que nos metemos. Todo 23 de...
-+=