CMS aprova projeto que institui Dia em Memória aos Mártires da Revolta dos Búzios

A Câmara de Vereadores aprovou na última quarta-feira (2) um projeto que institui o 8 de novembro como Dia Municipal em Memória aos Mártires da Revolta dos Búzios. O texto é de autoria de Marta Rodrigues (PT), e homenageia Luís Gonzaga das Virgens Veiga, João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira e Lucas Dantas de Amorim Torres, todos enforcados e esquartejados exatamente no dia 8 de novembro de 1799, na Praça da Piedade.

por Matheus Caldas, do Bahia Noticias

Foto: Reprodução / etniabrasileira.com.br

“A criação de um dia para homenageá-los é uma forma de diminuir o processo de invisibilização ao qual o povo negro foi submetido desde o descobrimento do Brasil”, explicou a parlamentar. “Até hoje, os livros de história do país continuam a recusar o protagonismo do povo negro na luta pela justiça social e pelo fim da escravidão por causa do olhar colonizador que toma conta do país. Leis como esta contribuem para valorizar a nossa verdadeira história”, acrescentou.

HISTÓRIA
Também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, o movimento, influenciado pela Inconfidência Mineira e com inspirações no Iluminismo, tinha seis pautas principais: abolição da escravatura, proclamação da República, diminuição dos impostos, abertura dos portos, fim do preconceito e aumento salarial.

Após investigações, os quatro foram condenados à morte. Pela sentença, eles tiveram os seus nomes e memórias considerados como “malditos” até à terceira geração. Após isto, partes dos corpos dos mártires foram expostas durante cinco dias em quatro pontos da cidade – a Lucas Dantas ficou espetada no Campo do Dique do Desterro; a de Manuel Faustino, no Cruzeiro de São Francisco; a de João de Deus, na Rua Direita do Palácio (atual Rua Chile); e a cabeça e as mãos de Luís Gonzaga ficaram pregadas na forca, levantada na Praça da Piedade.

 

Leia Também:

Revolta dos Búzios

Hoje na História, 1798, Revolta de Búzios ou Conjuração Baiana

+ sobre o tema

Lazzo fala sobre prêmio no Senado e nomeação de Luislinda

Lazzo Matumbi, 59 anos, é um cantor com uma...

Djlapao e as joias Dos Africanos

Para chegar até o vilarejo de Djilapao da cidade...

Negra Li está em produção

Completando 20 anos de carreira,NEGRA LI está em pré-produção do...

para lembrar

Boteco da Diversidade retorna à Comedoria do Sesc Pompeia e traz como tema a Afrodiáspora

No próximo sábado, dia 30 de abril, às 20h30, acontece...

Gustavo de Lacerda: o criador da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

“o jornalismo, entre nós, não é uma profissão: ou é...

Jamila Woods e a magia da mulher negra

Jamila Woods é uma poetisa, compositora e cantora de...

Que pena! Windeck chega ao fim

Amanhã, terça, a partir das 23 horas, a novela...
spot_imgspot_img
-+=