Coisas da Condição Humana e o tempo (final)

por Sérgio Martins

Tratava no meu último artigo sobre nossas angustias diante dos desafios de várias tarefas que assumimos diariamente e a percepção do tempo. Neste cenário sugeri um confronto entre a descontinuidade e a ruptura. A primeira se refere ao uso de melhores procedimentos de utilização de tempo, ou de fatores externos que interferem na continuidade de nossas rotinas, o que diz respeito, diretamente à qualidade de nosso trabalho e a forma como somos avaliados pelo mercado produtivo. A ruptura é um processo no qual conscientemente ou inconscientemente, o indivíduo, busca sua liberdade ou um bem estar na realização de seu trabalho.

Ora, afora nosso relógio biológico e a rotação da terra, a percepção do tempo é intrínseca à condição humana, que segundo Hannah Arendt difere-se da natureza humana, por tratar-se de formas de vida, que o homem impõe a si mesmo para sobreviver. Porém, acertadamente, Marx afirmava que as idéias surgem a partir das condições reais vividas por indivíduos reais dentro da história, diretamente influenciado pela divisão social do trabalho.

Assim, o ser produtivo é condicionado pela lógica da acumulação de riqueza dentro de um sistema altamente competitivo e sofisticado.

A substituição do sujeito produtivo pelo criativo foi uma das novidades trazidas pela revolução tecnológica, o que implica em uma percepção diferenciada do tempo, embora, o resultado do trabalho esteja ainda direcionado para acumulação de riqueza.

Se no período pós-abolicionista, os homens negros encontravam-se diante do desafio entre o trabalho agrário, a falta de qualificação e a competição com os imigrantes, hoje, as barreiras são bastante semelhantes, para os jovens negros aprisionados em escolas públicas, que ainda aplicam a metodologia do pensamento repetitivo para adestramento do sujeito produtivo; enquanto, as escolas privadas seguem a passos largos para o futuro.

Em algumas cadeias produtivas já não há mais candidatos para algumas atividades laborais. Os jovens têm preferido atividades que lhes proporcionam mais liberdade, ainda que em detrimento de rendimentos mensais e recursos previdenciários ou, em alguns casos, o próprio ócio.

Retornando ao debate inicial, penso que, a ruptura que muitos de nos desejamos com um modelo de trabalho meramente extensivo, está diretamente ligado à necessidade de liberdade reflexiva do indivíduo. Não se trata de uma liberdade meramente ficta, mas um aspecto da condição humana, que permita ao indivíduo produzir os frutos para sua sobrevivência, tendo tempo para partilhar a vida em outras interações sociais, inclusive as familiares.

A experiência vivida por mim no Portal Geledés, como voluntário, permitiu-me partilhar alguns ensaios de idéias, deste sujeito reflexivo, que habita em cada um de nos. Aproveito a oportunidade para comunicar que estarei ausente no mês de janeiro, porém estarei de volta regularmente nas quartas-feiras, se assim desejarem em fevereiro.

 

Texto relacionado:

Coisas da condição humana e o tempo – 1ª parte

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Entidades brasileiras participarão de audiência sobre violência política na Corte Interamericana

Um grupo formado por sete organizações, entre elas a...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Idealizadores do Ficha Limpa criam abaixo-assinado para reforma política

Movimento espera coletar 1,6 milhão de assinaturas até 4...

para lembrar

Ministro da Igualdade Racial promete desapropriar terras de quilombolas

Fonte: Olhar Direto - Os olhos cabisbaixos, sem brilho...

Fraca oposição pode ser maior trunfo para reeleição de Obama

Mesmo com a economia norte-americana enfrentando sérias dificuldades, Obama...

Direita, volver – por Matheus Pichonel

Os protestos de junho tiraram alguns conservadores do armário,...

Negro é uma construção social, afirma especialista do IBGE

Fonte: 45 Graus.com Negro é uma construção social, afirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=