Colin Powell acusado de apoiar Obama por solidariedade de ‘raça’

Que um destacado político republicano apoie o candidato presidencial democrata não é inédito – mas é raro. Na claque de Mitt Romney surgiu uma explicação: trata-se afinal de um general negro a apoiar um presidente negro. A derrapagem verbal foi logo desmentida, mas ficou a intenção.

O autor da gaffe foi o governador do Estado de New Hapmshire, John Sununu, que, ao ser entrevistado para o programa da CNN Piers Morgan Tonight, afirmou: “Se você olhar para Colin Powell, terá de perguntar-se se esse apoio [declarado por Powell à candidatura de Obama] se baseia em temas ou se ele tem outro motivo para preferir o presidente Obama”.

A uma insistência do entrevistador Piers Morgan, sobre que outro motivo poderia ser esse, Sununu foi mais específico: “Se você tem alguém da sua mesma raça e está orgulhoso de ele ser presidente, então só posso aplaudir Colin por estar ao lado dele”

No entanto, Powell declarara que o seu apoio a Obama se fundamenta no acordo com a política externa deste e também na convicção de que a actual Administração tem contribuído para a recuperação económica que se considera encaminhada. Fundamenta-se também, segundo Powell, na sua discordância com a política fiscal preconizada por Mitt Romney. Além disso, Powell já na anterior eleição apoiara Obama contra o candidato republicano John McCain.

A derrapagem de Sununu vinha assim juntar-se às de outros activistas da campanha de Romney, como o senador fundamentalista que negou às mulheres vítimas de violação o direito à interrupção de gravidez resultante do crime, com o argumento de que tudo o que acontece é por vontade de Deus. A campanha de Romney logo se demarcou dessas afirmações, limitando quanto possível os danos, mas sem conseguir que elas deixassem de pesar a favor de Obama entre o eleitorado feminino e de limitar os ganhos que Romney aí vem fazendo, segundo sondagens mais recentes.

Sununu, pelo contrário, não esperou que a campanha de Romney viesse desautorizá-lo e antecipou-se, declarando que é amigo de Powell e que não tem a menor dúvida de que o seu apoio a Obama “não se baseia em nada se não na política do presidente”.

Fonte: RTP

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...