Colin Powell acusado de apoiar Obama por solidariedade de ‘raça’

Que um destacado político republicano apoie o candidato presidencial democrata não é inédito – mas é raro. Na claque de Mitt Romney surgiu uma explicação: trata-se afinal de um general negro a apoiar um presidente negro. A derrapagem verbal foi logo desmentida, mas ficou a intenção.

O autor da gaffe foi o governador do Estado de New Hapmshire, John Sununu, que, ao ser entrevistado para o programa da CNN Piers Morgan Tonight, afirmou: “Se você olhar para Colin Powell, terá de perguntar-se se esse apoio [declarado por Powell à candidatura de Obama] se baseia em temas ou se ele tem outro motivo para preferir o presidente Obama”.

A uma insistência do entrevistador Piers Morgan, sobre que outro motivo poderia ser esse, Sununu foi mais específico: “Se você tem alguém da sua mesma raça e está orgulhoso de ele ser presidente, então só posso aplaudir Colin por estar ao lado dele”

No entanto, Powell declarara que o seu apoio a Obama se fundamenta no acordo com a política externa deste e também na convicção de que a actual Administração tem contribuído para a recuperação económica que se considera encaminhada. Fundamenta-se também, segundo Powell, na sua discordância com a política fiscal preconizada por Mitt Romney. Além disso, Powell já na anterior eleição apoiara Obama contra o candidato republicano John McCain.

A derrapagem de Sununu vinha assim juntar-se às de outros activistas da campanha de Romney, como o senador fundamentalista que negou às mulheres vítimas de violação o direito à interrupção de gravidez resultante do crime, com o argumento de que tudo o que acontece é por vontade de Deus. A campanha de Romney logo se demarcou dessas afirmações, limitando quanto possível os danos, mas sem conseguir que elas deixassem de pesar a favor de Obama entre o eleitorado feminino e de limitar os ganhos que Romney aí vem fazendo, segundo sondagens mais recentes.

Sununu, pelo contrário, não esperou que a campanha de Romney viesse desautorizá-lo e antecipou-se, declarando que é amigo de Powell e que não tem a menor dúvida de que o seu apoio a Obama “não se baseia em nada se não na política do presidente”.

Fonte: RTP

+ sobre o tema

Extrema direita usa gramática religiosa em projeto de radicalização, diz Ronilso Pacheco

A Igreja foi uma peça fundamental do colonialismo europeu e...

Em marcha pelo fim da violência contra as mulheres, do racismo e da extrema direita

A Marcha Mundial das Mulheres se manifesta a respeito...

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o...

para lembrar

A construção da intolerância

Pouco a pouco estamos assistindo, no Brasil, a desconstrução...

Lula e Sarkozy discutirão termos do acordo nuclear com o Irã

  Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil,...

Racismo explícito: negras (in)confidências & rainha de Sabá – Por: Fátima Oliveira

"Negras (in)confidências – Bullying, não. Isto é racismo", livro...

URU-EU-WAU-WAU: Terra indígena é invadida por grileiros em Rondônia

Dezenas de grileiros invadiram a Terra Indígena Uru-eu-wau-wau nos...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação civil pública para que 37 ex-agentes da ditadura sejam responsabilizados na esfera cível pela execução de...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) disse nesta segunda-feira (9) que...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente...
-+=