Colin Powell acusado de apoiar Obama por solidariedade de ‘raça’

Que um destacado político republicano apoie o candidato presidencial democrata não é inédito – mas é raro. Na claque de Mitt Romney surgiu uma explicação: trata-se afinal de um general negro a apoiar um presidente negro. A derrapagem verbal foi logo desmentida, mas ficou a intenção.

O autor da gaffe foi o governador do Estado de New Hapmshire, John Sununu, que, ao ser entrevistado para o programa da CNN Piers Morgan Tonight, afirmou: “Se você olhar para Colin Powell, terá de perguntar-se se esse apoio [declarado por Powell à candidatura de Obama] se baseia em temas ou se ele tem outro motivo para preferir o presidente Obama”.

A uma insistência do entrevistador Piers Morgan, sobre que outro motivo poderia ser esse, Sununu foi mais específico: “Se você tem alguém da sua mesma raça e está orgulhoso de ele ser presidente, então só posso aplaudir Colin por estar ao lado dele”

No entanto, Powell declarara que o seu apoio a Obama se fundamenta no acordo com a política externa deste e também na convicção de que a actual Administração tem contribuído para a recuperação económica que se considera encaminhada. Fundamenta-se também, segundo Powell, na sua discordância com a política fiscal preconizada por Mitt Romney. Além disso, Powell já na anterior eleição apoiara Obama contra o candidato republicano John McCain.

A derrapagem de Sununu vinha assim juntar-se às de outros activistas da campanha de Romney, como o senador fundamentalista que negou às mulheres vítimas de violação o direito à interrupção de gravidez resultante do crime, com o argumento de que tudo o que acontece é por vontade de Deus. A campanha de Romney logo se demarcou dessas afirmações, limitando quanto possível os danos, mas sem conseguir que elas deixassem de pesar a favor de Obama entre o eleitorado feminino e de limitar os ganhos que Romney aí vem fazendo, segundo sondagens mais recentes.

Sununu, pelo contrário, não esperou que a campanha de Romney viesse desautorizá-lo e antecipou-se, declarando que é amigo de Powell e que não tem a menor dúvida de que o seu apoio a Obama “não se baseia em nada se não na política do presidente”.

Fonte: RTP

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

para lembrar

PUC com Haddad: Por uma SP onde os direitos sociais sejam objetivo concreto

Manifesto PUC COM HADDAD A PUC DE SÃO PAULO...

Negacionismo científico: a produção política e cultural de desinformação

Antes restrito a grupos articulados em torno de interesses...

Depois das alvíssaras da Maria Clara, que venha 2010!

É difícil não se contagiar com a iminência de...

E o melhor deputado em 2012 é… Jean Wyllys

Deputado fluminense é eleito pelos internautas como o que...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=