Com livros encontrados no lixo e nas ruas, Cícero Pereira Batista se torna médico em Brasília

Livros encontrados no lixo e nas paradas de ônibus transformaram a vida de jovem da periferia de Brasília

Recém formado em medicina, Cícero Pereira Batista, 33 anos, é um exemplo de brasileiro que  com criatividade e força de vontade que consegue superar as dificuldades encontradas ao longo da vida.

Nascido em Brasília, orfão de pai aos três anos de idade, ele cresceu vendo a mãe se afundar no alcoolismo e o irmão mais velho se perder para as  drogas e ser preso por tráfico. Desde cedo, Cícero precisou aprender a cuidar de si próprio e da irmã mais nova.

Sem opções, saía pelas ruas em busca de comida, revirava lixos para encontrar um pedaço de pão, ou até mesmo  alimento já estragado.  Era a única alternativa para resolver o problema da fome.

E foi no lixo que tudo começou. Lá, além de comida, encontrava também vinis e livros. Assim conheceu as obras de Bethoven e Bach que levava para ouvir na vitrola do vizinho, enquanto os  livros foram a base para que ele conseguisse um bom desempenho na escola.

Com a ajuda dos amigos e professores, ingressou  no ensino técnico de enfermagem. Passou no concurso da Secretaria de Saúde para técnico em  enfermagem e foi trabalhar no HRT (Hospital Regional de Taguatinga).

O esforço foi tão grande, que lhe rendeu um bom desempenho no Enem conseguindo assim uma bolsa para estudar medicina em uma faculdade particular de Brasília, cidade na qual nasceu e cresceu. Hoje, Cícero exibe com orgulho o diploma pelo qual tanto batalhou.

 

Catraca Livre

+ sobre o tema

Governo, organizações e quilombolas se unem em defesa do Decreto n°4887/2003

Por Daiane Souza Quilombolas, órgãos públicos e instituições de todo...

Quilombolas deixam sede do Incra após passarem noite no local

Órgão se comprometeu a retomar diálogo sobre desapropriações no...

Seminário Educação 2011 marca o Ano Internacional do Afrodescendente

Evento com quase 3 mil inscritos vai até quarta-feira...

Consciência Negra programação Mato Grosso do Sul 2011

05/11 Feira da Agricultura Familiar de Furnas dos...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=