Combate ao tráfico no Rio ocupa agenda de presidenta e governador

 

A presidente eleita, Dilma Rousseff, confirmou na tarde desta segunda-feira a reunião com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para falar sobre as operações nos morros da cidade para combate ao tráfico de drogas. O local e o horário do encontro ainda não estão definidos mas o mais provável é que eles se reúnam em Brasília, nesta terça-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da transição, Dilma vem mantendo conversas com Cabral sobre o tema. Na semana passada, início da reação da polícia aos ataques que ocorreram na capital e nas cidades próximas, a presidenta eleita, Dilma Rousseff, ligou para o governador manifestando solidariedade à população.

Dilma, segundo a assessoria, considerou “positivo” o resultado das ações da polícia no fim de semana, no Complexo do Alemão. O bom resultado, na avaliação da presidenta eleita, se deve à parceria entre o governo do estado e o governo federal. Nos telefonemas, Dilma destacou que o uso dos equipamentos da Marinha foram fundamentais para que a polícia conseguisse entrar no conjunto de favelas e assegurou que essa parceria vai continuar em seu governo.

Não há previsão de agenda esta segunda-feira para a presidente eleita. Na terça-feira, ela deverá também se reunir com integrantes da equipe de transição para tratar de questões sobre a área da saúde.

Mantido no cargo

Dilma também teria definido que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, continuará no cargo. Segundo fontes ligadas à equipe de transição, Jobim teria recebido e aceitado o convite para continuar na pasta da Defesa, que perderá a área de aviação civil. Dilma busca modernizar o setor com a abertura do capital à iniciativa privada e a aceleração nas obras dos aeroportos para a Copa-2014 e a Olimpíada-2016. Uma secretaria especial deverá cuidar desta área. O presidente Lula já havia sugerido à presidenta a manutenção de Jobim. O apoio das Forças Armadas ao crime organizado, no Rio de Janeiro, foi decisivo para que a presidente eleita se decidisse pela manutenção de Jobim no cargo.

Além dos quatro principais nomes da área econômica – Guido Mantega (Fazenda), Alexandre Tombini (BC), Miriam Belchior (Planejamento) e Luciano Coutinho (BNDES), Antonio Palocci e Gilberto Carvalho também aceitaram convite para o núcleo político, provavelmente na Casa Civil e na Secretaria Geral, respectivamente. Outro nome confirmado é José Eduardo Cardozo, praticamente certo na Justiça. Também deverá permanecer no cargo Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.

Fernando Haddad também deverá permanecer na Educação, a pedido do presidente Lula. Dilma tende a nomear o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para a pasta das Comunicações, com a missão de sanear a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, também é tido como certo no governo, cotado para a pasta da Previdência ou para a do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

TSE divulga dados sobre os candidatos das eleições 2014.Segundo a cor/raça

Órgão disponibilizou, pela primeira vez, dados sobre raça/cor dos...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Igreja: Alma do negócio

Por: RICARDO MELO       SÃO PAULO - Quanto mais a cúpula...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Estamos formando uma geração de egoístas, egocêntricos, alienados e inconsequentes

Parece que perdemos a capacidade de raciocinar, de entender...

Ai, não me bate doutor!

Por Flavia Alli “Apanhei do meu pai,...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Governo planeja unificar idade para aposentadorias de homem e mulher

A proposta de reforma da Previdência que o governo...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=