Comitê Estratégico apresenta propostas contra o racismo

O Comitê Estratégico, comandado pelo presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, foi convocado nesta sexta-feira para uma reunião na sede da organização. Entre os diversos temas da agenda estavam duas questões fundamentais para a entidade: a luta contra o racismo e a proteção do futebol contra a manipulação de resultados. Os participantes, representando os diferentes setores do futebol, concluíram o encontro com a elaboração de propostas concretas para deliberação do Comitê Executivo da FIFA na reunião dos próximos dias 20 e 21 de março.

“Hoje, os membros do Comitê Estratégico demonstraram mais uma vez que a comunidade do futebol está unida em nossa política de tolerância zero contra o racismo e a manipulação de resultados”, disse o presidente da FIFA. “Estou muito satisfeito com as ideias que foram debatidas hoje e ansioso pelas deliberações do Comitê Executivo no mês que vem. O objetivo é apresentar propostas concretas ao Congresso da FIFA nas Ilhas Maurício, em maio, além de punições rigorosas que tenham verdadeiro impacto.”

Nesse contexto, a FIFA reitera que sua posição está claramente definida no artigo 3º de seu Estatuto: “Discriminação de qualquer tipo contra país, indivíduo ou grupo de pessoas em razão de etnia, sexo, língua, religião, posição política ou qualquer outro motivo é estritamente proibida e punível com suspensão ou expulsão.”

Recentemente, na 62ª edição do Congresso da FIFA, realizada nos dias 24 e 25 de maio de 2012, em Budapeste, capital da Hungria, foi aprovado o Código de Conduta da FIFA, ponto fundamental do atual processo de reforma da entidade máxima do futebol. No parágrafo 3º do artigo 3º, o Código afirma: “Tolerância zero com a discriminação e a perseguição: estamos comprometidos com a diversidade cultural. Não será tolerada qualquer discriminação em razão de raça, etnia, origem, cor de pele, nacionalidade, religião, idade, sexo, língua, aparência física, orientação sexual e opinião política, ou envolvimento em qualquer tipo de assédio físico ou verbal”.

A reunião desta sexta-feira também discutiu o uso da Tecnologia da Linha do Gol, o calendário de jogos entre seleções, a luta contra o doping, o seguro global para jogadores e o programa FIFA PERFORMANCE, concebido para a gestão estratégica de futebol de acordo com as necessidades das federações afiliadas.

 

 

Fonte: Fifa

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Denúncia de racismo em loja da BMW tem repercussão internacional

A denúncia do casal Ronald Munk e Priscilla Celeste...

Salvador registra 121 ocorrências de racismo durante o Carnaval

O Observatório de Discriminação Racial, Violência contra a...

Lançamento Por uma infância sem racismo

Por: Madeleyne Machado Parceria entre Criança, Igualdade Racial e...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=