Guest Post »

Como a Batekoo se tornou um forte movimento

O coletivo ganhou um episódio exclusivo da terceira temporada série Inspire the Night, produzida pela Red Bull TV. Sua estreia acontece dia 27 de novembro, no Red Bull Music Festival São Paulo

Por Luana Dornelas, do Red Bull

Criada em 2014, em Salvador, a BATEKOO começou como uma festa despretensiosa e acabou tornando-se um importante manifesto do movimento negro e LGBTQIA+ no Brasil. “Um movimento que se expressa através da dança, da música, da pele preta, suor, da liberdade corporal e sexual, da cultura negra, periférica e urbana”, como eles mesmos se definem.

Liberdade, união, autoestima, ancestralidade e empoderamento são temas fortalecidos na BATEKOO. Nas pistas eles criaram um ambiente de trocas e tornaram-se um espaço para o público se sentir seguro. E a forma de expressão vem em forma de twerk e muito bate cabelo.

O coletivo valoriza a diversidade e, por meio da música, empodera minorias. No som, eles apostam em gêneros como funk, hip-hop, trap, kuduro, dancehall e prezam por uma seleção 100% composta por artistas negros.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Hoje tem BATEKOO em Salvador. 🔥 +infos: facebook.com/batekoo

Uma publicação compartilhada por BATEKOO (@batekoo) em

A festa expandiu-se e conquistou cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Seus organizadores ficam espalhados pelo Brasil, cada um cuidando de sua respectiva cidade. Em Salvador, o responsável é a Adrielle Coutinho. No Rio de Janeiro, o Mauricio Sacramento. Em São Paulo é o Wesley Miranda, a Renata Prado e o Artur Santoro.

Artur Santoro
© ROGER MACEDO / RED BULL CONTENT POOL

A BATEKOO se tornou tão popular que este ano eles estrearam seu trio elétrico no último carnaval de São Paulo — recebendo uma multidão de pessoas no centro da cidade.

Nos dias atuais, com a internet e o fácil acesso a informações, as pessoas começaram a encontrar seus semelhantes e criar grupos para compartilhar ideias e pensamentos. E foi exatamente neste ponto que a BATEKOO se firmou como um movimento.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Sábado, dia 13 de outubro, tem BATEKOO em Salvador. +infos: facebook.com/batekoo Fotos: @matheusthierry

Uma publicação compartilhada por BATEKOO (@batekoo) em


O coletivo ganhou um episódio exclusivo da terceira temporada série Inspire the Night, produzida pela Red Bull TV. Sua estreia acontece dia 27 de novembro, no Red Bull Music Festival São Paulo. Mais informações aqui.

Artigos relacionados