Saiba o que é SUA, condição que afeta uma em cada três mulheres e pode ser sintoma de problemas no útero ou nos ovários

Enviado por / FonteExtra, por Evelin Azevedo

Dúvidas sobre sangramentos vaginais são bastante comuns entre as mulheres, tanto que a pesquisa no Google para saber “quando a menstruação é normal” cresceu 58% de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Segundo a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), o Sangramento Uterino Anormal (SUA) é uma condição que atinge uma a cada três mulheres (33%) em algum momento da vida.

Pode ser considerado anormal qualquer sangramento que fuja do padrão daquela mulher. Em média, são usados de três a cinco absorventes diariamente no ciclo menstrual, que normalmente dura por volta de cinco dias. Quando houver sangramentos além destes limites, consulte um ginecologista.

É normal que mulheres que estejam beirando os 50 anos tenham ciclos menstruais irregulares por estarem se aproximando da menopausa. Mas sangramentos naquelas que já entraram nesta fase são sinais de que há algo de errado. O SUA tem várias formas de ser diagnosticado, como explica o ginecologista Cássio Sartório, do Vida-Centro de Fertilidade:

— A anamnese (aquela conversa que o médico tem com a paciente no início da consulta para saber todo o seu histórico e o que ela está sentindo) dá as dicas do que pode ser a causa. O passo seguinte é o exame físico e ginecológico. E, por fim, os exames complementares, que servem para confirmar o diagnóstico presumido ou para excluir possibilidades e definir o diagnóstico correto.

O tratamento varia de acordo com o fator que desencadeia o sangramento. Em caso do pólipo ou mioma submucoso, por exemplo, é necessário fazer uma cirurgia por meio de videohisteroscopia. Uma biópsia do endométrio também pode identificar alguma disfunção. No caso da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), o tratamento pode iniciar com a perda de peso. Quando há uma disfunção hormonal, ela é tratada com a inclusão ou o bloqueio de determinados hormônios.

— O não tratamento pode causar consequências para a saúde da mulher. Dependendo do tipo de sangramento, pode resultar em uma anemia importante, além de causar muita perda também no aspecto social e profissional, porque a mulher não conseguirá fazer suas atividades normalmente. Há ainda o desconforto sexual, e a mulher fica com receio de manter relações — afirma Arnaldo Schizzi Cambiaghi, ginecologista e responsável técnico pelo Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO).

Atenção aos sinais

Alterações anatômicas: as alterações anatômicas do corpo mais comuns e que causam sangramentos anormais são miomas submucosos, pólipos endometriais e hiperplasia (aumento do tecido do órgão) do endométrio.

Disfunções hormonais: as disfunções hormonais mais comuns são a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e problemas na tireoide.

Adenomiose e endometriose: são outras duas condições que podem causar sangramentos anormais.

 

+ sobre o tema

Fala Preta – Memória Institucional de Geledés

Programa de Saúde é uma das prioridades do Geledés...

Número de casos diagnosticados de câncer de mama dispara

A incidência de câncer cervical aumentou de 378 mil...

Uma nova alternativa para preservar a fertilidade frente ao câncer de mama

Um estudo revela que a administração de um hormônio...

Libéria decreta emergência nacional por causa do ebola

Países da África Ocidental afetados pelo ébola estão decretando...

para lembrar

Salário mínimo é responsável por 70% da redução da desigualdade

De acordo com o professor Naercio Menezes Filho, do...

A pátria é pária e antifeminista

O Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das...

O que as mulheres têm a ver com o Plano Diretor?

O mês de março se aproxima, mês internacional das...
spot_imgspot_img

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei...

Casos de câncer devem aumentar 77% até 2050 ligados ao envelhecimento da população

À medida que a população mundial envelhece, um novo relatório alerta que o número de pessoas com câncer pode aumentar 77% até 2050. No relatório, publicado na quinta-feira...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...
-+=