A Secretaria Municipal de Participação e Parceria – SMPP, por meio da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra – Cone, informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Bolsa Senac/Cone. Os interessados podem se inscrever até o dia 5/4 para cursos técnicos em todas as áreas.
O programa é uma iniciativa da Secretaria, que resultou no Acordo de Cooperação Educacional com o Senac, para a concessão de descontos à população negra do município de São Paulo, em 2007. As bolsas variam de 40% a 80% e a cada ano são beneficiados em média 60 jovens.
A seleção dos candidatos é realizada através de preenchimento de formulários, entrevistas sócio-econômicas, seguidas de apresentação de documentos que comprovem a origem afro-descendente. O candidato deve enviar um e-mail com nome completo e telefone para o endereço eletrônico [email protected] e ligar solicitando a confirmação nos telefones 3113-9745 ou 3113-9772.
Segundo a coordenadora da Cone, Maria Aparecida Laia, essa parceria com o Senac é importante para mudança de vida do jovem negro: “A maioria dos jovens que fazem curso no Senac consegue ingressar no mercado de trabalho após a conclusão das aulas. Para nós vem sendo gratificante, pois também é uma forma de fazermos ações afirmativas, oferecendo oportunidades para jovens que não têm condições de pagar um curso integral”, diz a coordenadora.
Pode se candidatar quem se declara afro-descendente, sendo que o Senac vai comprovar pela foto do candidato. Além disso, tem de comprovar renda pessoal e familiar que dividida pelo numero de pessoas da casa chegue até um salário mínimo, residir no município de São Paulo e se dispor a participar de eventos voltados à população negra.
O candidato deve apresentar na entrevista, cópia dos seguintes documentos:
– Título de Eleitor;
– RG E CPF;
– Certidão de Casamento e Nascimento de filhos, quando for o caso
– Documento Militar (Reservista), obrigatório para pessoas do sexo masculino maiores de 18 anos;
– 2 (duas) fotos tamanho 3X4;
– Comprovante de endereço;
– Comprovante de renda pessoal e familiar;
Fonte: Viva o Centro