Conectas manifesta preocupação com o aumento da violência no Ceará

A ONG Conectas Direitos Humanos publicou uma nota, nesta quarta-feira (31), em que manifesta preocupação com o aumento da violência no Ceará. Isso porque 24 pessoas foram assassinadas em menos de dois dias.

Do racismo ambiental

Foto: Reprodução

“Tanto a chacina numa casa noturna no último sábado, que vitimou 14 pessoas, como a rebelião na cadeia pública de Itapajé, que deixou dez mortos, estariam ligados à disputa de territórios pelo tráfico de drogas“, descreve a ONG.

Na nota, a Conectas aponta que a violência é decorrente da “falência do Estado brasileiro em promover uma política de drogas eficiente“.

“A insistente aposta na criminalização de condutas, no superencarceramento e na militarização da segurança, tem produzido um sistema prisional superlotado que não consegue garantir direitos básicos e se transforma em espaço de fortalecimento de facções criminosas.

O Ceará tem a quinta maior população carcerária do país e a segunda maior taxa de ocupação: o sistema prisional cearense tem, hoje, três vezes mais pessoas do que é capaz de acomodar. O estado ainda é o recordista em privar pessoas de liberdade mesmo sem condenação, com 66% dos presos nesta condição, de acordo com dados do Infopen”, destaca a Instituição.

Leia a nota abaixo:

A Conectas acompanha com preocupação o recrudescimento da violência no Ceará, onde 24 pessoas foram assassinadas em menos de dois dias. Tanto a chacina numa casa noturna no último sábado, que vitimou 14 pessoas, como a rebelião na cadeia pública de Itapajé, que deixou dez mortos, estariam ligados à disputa de territórios pelo tráfico de drogas.

A violência dos episódios e o pano de fundo exemplificam, mais uma vez, a falência do Estado brasileiro em promover uma política de drogas eficiente. A insistente aposta na criminalização de condutas, no superencarceramento e na militarização da segurança, tem produzido um sistema prisional superlotado que não consegue garantir direitos básicos e se transforma em espaço de fortalecimento de facções criminosas.

O Ceará tem a quinta maior população carcerária do país e a segunda maior taxa de ocupação: o sistema prisional cearense tem, hoje, três vezes mais pessoas do que é capaz de acomodar. O estado ainda é o recordista em privar pessoas de liberdade mesmo sem condenação, com 66% dos presos nesta condição, de acordo com dados do Infopen.

É essa política nefasta que, além de violar direitos, coloca grupos rivais em choque e acaba por aliciar e vitimar pessoas dentro e fora dos presídios. O Brasil já foi cobrado por respostas junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, que aglutinou quatro ocorrências de graves violações de direitos no sistema prisional de Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A Corte entende que há uma crise estrutural nos presídios brasileiros e o caso cearense vem para corroborar essa percepção.

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo: são 726 mil pessoas que hoje estão privadas de liberdade no país. Somente com uma mudança profunda na política de encarceramento em massa, na reforma das polícias e a garantia de tratamento digno às pessoas privadas de liberdade, chegaremos a uma solução para a questão que não passe por mais violência.

+ sobre o tema

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da...

para lembrar

ONU Brasil lança campanha pelo fim da violência contra a juventude negra

A Organização das Nações Unidas no Brasil lança, no...

Parem de nos matar! – Por Jônatas Cordeiro da Silva

Na segunda-feira de carnaval (12/02), Lucas Almeida, estudante de...

Vereadora de Niterói, amiga de Marielle denuncia ameaças

Parlamentar mais votada de Niterói, na Grande Rio, única...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=