Conectas recebe defensores de direitos humanos de 30 países da África, América Latina, Ásia e Leste Europeu

 

O XI Colóquio Internacional de Direitos Humanos, organizado pela Conectas, acontece entre os dias 5 e 12 de novembro, em São Paulo/Brasil. Para esta edição, foram selecionados 50 ativistas de direitos humanos de 30 países da África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. O evento conta ainda com palestrantes e observadores de todo o mundo.

O tema desta edição é “Implementação das Decisões e Recomendações Regionais e Internacionais de Direitos Humanos”. Para tratar do impacto local das Nações Unidas e dos sistemas regionais de direitos humanos, serão abordados temas diversos, como os direitos das pessoas com deficiência, sistema prisional brasileiro e violações cometidas por empresas.

Segundo o coordenador de Pesquisa e Formação da Conectas, Thiago Amparo, “em uma época de grandes questionamentos sobre a eficácia da ONU e sistemas regionais de direitos humanos, pretendemos analisar o impacto real desses órgãos na proteção dos direitos humanos no âmbito local e impulsionar um debate crítico na sociedade civil sobre a relevância e obstáculos enfrentados nesses sistemas”. As atividades incluem palestras, grupos de trabalho e um fórum aberto para discussão organizado pelos próprios participantes.

Dentre os palestrantes estão Paulo Sérgio Pinheiro, que preside a Comissão de Inquérito da ONU para investigação de abusos na Síria, e Mario Coriolano, do Subcomitê para Prevenção à Tortura da ONU. James Goldston, da Open Society Justice Initiative, e a Relatora Especial da ONU para Pobreza Extrema e Direitos Humanos, Magdalena Sepúlveda, participam por meio de vídeo. Os participantes também terão a oportunidade de saber mais sobre o processo de transição à democracia no Brasil durante a visita ao Memorial de Resistência de São Paulo, que será precedida de um debate sobre o papel da futura comissão da verdade no Brasil e seus pares no resto do mundo.

Assim como nas edições anteriores, espera-se que a dinâmica do Colóquio produza um diálogo horizontal entre os palestrantes e participantes, além de criar um espaço para que possam trocar experiências e conhecimento. O Colóquio busca contribuir para a formação de novas redes de colaboração entre os ativistas de direitos humanos do Sul Global e fortalecer aquelas já existentes.

Neste ano, o Colóquio será também traduzido simultaneamente para o francês! Até 2010, as línguas oficiais do encontro eram português, inglês e espanhol. A inclusão da língua francesa possibilitou que ativistas de países francófonos também participassem do evento. Pela primeira vez, teremos a presença de pessoas da Argélia, Burkina Faso, Camarões e Marrocos.

O encontro conta com o apoio da Open Society Foundations, Fundação Ford, John D. & Catherine T. MacArthur Foundation, Sigrid Rausing Trust, The Channel Foundation e Embaixadas da Austrália, França, Irlanda e Suíça no Brasil, e a parceria com a Escola de Direito de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas

Veja os depoimentos dos participantes do evento de 2010.

 

 

Fonte:  Conectas

+ sobre o tema

Juristas e entidades comprometidos com a democracia denunciam caso Pinheirinho à OEA

Manifesto pela denúncia do caso Pinheirinho à Comissão Interamericana...

O anúncio do HIV, 25 anos depois: Magic Johnson publica emocionante carta – leia!

Há exatos 25 anos Magic Johnson participaria de uma...

Milícias, como no tempo da ditadura

Acobertados pela PM e mídia, grupos ilegais tornaram-se mais...

para lembrar

Lobby das telefônicas pode derrubar Internet 4G

A Agência Nacional de Telecomunicações está à mercê de...

PEC que proíbe aborto avança no Senado e pode ser votada na CCJ

Desarquivada em fevereiro, a PEC 29/2015 garante a “inviolabilidade...

A lei do Planejamento Familiar (ano 1996)

Conheça os seus direitos e saiba o que diz a...

Covid: 60,4% dos quilombolas ainda não receberam 2ª dose da vacina

Se em dados gerais a vacinação contra a Covid-19, doença...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=