próxima terça-feira, dia 25, a III Conferência Nacional do Esporte realiza, na capital, a Conferência Livre do Esporte. O evento abre espaço ao debate sobre a inclusão do afrodescendente no universo esportivo.
De acordo com Alexandre Braga, coordenador de comunicação da Unegro (União de Negros pela Igualdade), membro da Comissão de Mobilização do Ministério dos Esportes e mediador do debate, o evento, realizado em diversas capitais brasileiras, tem como objetivo debater e eleger propostas sobre a participação do atleta negro, da população e da juventude negra, em especial, no esporte nacional.”Nossa estratégia é discutir com o Ministério dos Esportes como será a inserção do negro nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e também em outros eventos esportivos”, conta Braga.
Segundo ele, a conferência tem um caráter mais social do que propriamente esportivo e todos os segmentos do movimento negro estão convidados a opinar sobre a questão.
“A partir de junho até o fim da Copa de 2014, serão investidos mais de R$ 1 trilhão em logística, energia e inclusão social. Queremos pensar em como o movimento negro participará no comitê gestor da Copa e também das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. No caso de Minas Gerais, todo esse cenário vai mexer muito com a Região Metropolitana da capital e o interesse do movimento é inserir o negro nesse aspecto”, afirma.
O evento será realizado na rua Espírito Santo, 505, 18º andar, a partir das 18h. A conferência é aberta ao público. Informações pelo telefone 2108-5159.
Debatedores
Wadson Ribeiro – Ex-secretário executivo do Ministério dos Esportes
Edinho Ribeiro – Vereador, membro da Frente Parlamentar de Igualdade Racial
Carlin Moura – Deputado estadual, membro da Frente Parlamentar do Esporte
Rodrigo Perpetuo – Secretário municipal adjunto de Relações Internacionais da PBH
Maria das Graças – Coordenadora da Comacon (Coordenadoria Municipal da Comunidade Negra)
Fonte: Portal Vermelho