Conferência Internacional da 6ª Região Africana: Convergências possíveis entre a Diáspora Negra e o Continente Africano

Encontro Preparatório Internacional em dezembro

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

A Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), articulação do movimento negro de extensão nacional com mais de 30 anos de história, em conjunto com o Instituo Hamilton Cardoso, vem à público divulgar o Encontro Preparatório Internacional da 6ª Região Africana, que ocorrerá no dia 04 e 05 de dezembro, na modalidade virtual (via ZOOM). Participam como parceiros: Instituto Lula, FES, ARAAC e MST. 

Para se inscrever, acesse o site: https://www.eira.soweto.org.br/


Por entender de suma importância o debate sobre a realidade sócio-político-econômica e cultural do povo negro em diáspora no presente e no futuro (também recorrendo ao passado quando necessário), A CONEN propõe a união de entidades e personalidades da 6ª Região Africana e do Continente Africano na “Conferência Internacional da 6ª Região Africana: Convergências possíveis na diáspora negra e com o continente africano” a ser realizada em 2022, para possibilitar um diagnóstico qualificado das comunidades negras nacionais e internacionais e promover fortalecimento das organizações presentes, através do diálogo e das trocas constantes. Como preparação para a Conferência de 2022, a CONEN realizará um Encontro Internacional dividido em quatro mesas temáticas, que ao final colaborarão com a proposta de criação de um Fórum Internacional da 6ª Região Africana:

MESA 1: “O racismo, a escravização, o colonialismo e a herança cultural africana na formação da identidade política da Diáspora Negra na 6ª Região Africana”. Estão confirmados os seguintes palestrantes:

Katucha Bento (BRASIL), professora de Estudos de Raça e Descoloniais na Universidade de Edimburgo, co-editora da “Revista Identidades: Estudos Globais em Cultura e Poder” e co-fundadora da Universidade Livre de Sociologia e Comunicação Afro-Brasileira (UNAFRO).

Sheila Walker (USA), Diretora da Afrodiaspora INC, Pesquisadora Especialista em Diáspora Africana, Professora da Universidade do Texas e do Spelman College, Escritora e Cineasta.

José Bento Rosa da Silva (BRASIL), Mestre em História pela PUC/SP e Doutor em História pela UFPE. É professor da UFPE no quadro de pós-graduação em História. Tem experiência em História da África e Diáspora, com vasta especialização nacional e internacional. É membro fundador do NEAB-UFPE e do Instituto de Estudos sobre a África na mesma Universidade.

MESA 2: As contradições estruturais do capitalismo, o racismo e as iniquidades sócio ambientais na Diáspora Negra e na África. Estão confirmados os seguintes convidados:

Augustin Laó-Montes (PORTO RICO), Sociólogo especialista em políticas raciais e na América Negra, Doutor pela State University of New York, autor do Livro “Debates sobre cidadania e políticas raciais nas Américas Negras”.

Michael Hanchard (USA), Professor de Estudos Africanos na Universidade da Pennsylvania (USA), diretor do Projeto “Populações Marginalizadas”, possui publicações eméritas sobre o movimento negro brasileiro.

Joana Passos (BRASIL), Mestra e Doutora em Educação pela UFSC, com pós doutorado na Universidad Nacional Autonoma do Mexico. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as e integra a Coordenação da Red Investigaciones Afrolatinoamericanas.

MESA 3: “Nosso Futuro Comum! O Pan-africanismo, as reparações e as estratégias políticas para o desenvolvimento do povo negro na África e na 6ª Região”. Estão confirmados os seguintes convidados:

Valter Silvério (BRASIL), Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCAR, Vice-Presidente do Comitê Científico Internacional da UNESCO para a Coleção História Geral da África, em experiência em estudos pós-coloniais e relações raciais.

Edna Roland (BRASIL), Especialista Eminente Independente da Organização das Nações Unidas para a implementação da Declaração e Programa de Ação de Durban. Tem experiência na área de Psicologia Social com ênfase em racismo, políticas de promoção da igualdade de gênero e raça, saúde da população negra, mulheres negras.

Joomay Ndongo Faye (SENEGAL), do Comitê de Iniciativa Internacional do Movimento Federalista Pan-Africanista (MFPA).

MESA 4: “Fórum Internacional da 6ª Região – Estratégias para a Integração da África e a Diáspora Negra na 6ª Região”. Estão confirmados os seguintes convidados:

James Early (USA), Ex-Diretor do Centro de Estudos Culturais e de Comunicação do Smithsonian Institution em Washington, onde atua em diversos ramos atualmente. Possui doutorado, pela Howard University, em História da América Latina, Caribe e África.

Gilberto Leal (BRASIL), Membro da Executiva Nacional da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) e integrante do Fórum CONEN-Bahia.

Lazare Ki Zerbo (FRANÇA), Vice-presidente do Comitê Internacional Joseph Ki-Zerbo para a África e Diáspora (CIJKAD). É filho do professor Joseph Ki-Zerbo, considerado o pai da historiografia africana.

Diógenes Diaz (VENEZUELA), Antropólogo, Professor da Universidade de Carabobo, representante internacional do Movimento Social Afrodescentente da Venezuela e da ARAAC.

Aguardamos a presença de todos, todas e todes.

“Todas as pessoas de descendência africana, seja na América do Norte ou do Sul, no Caribe, ou em qualquer parte do mundo são africanas e pertencem à Nação Africana”

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

-+=
Sair da versão mobile