Conheça cinco incríveis adolescentes negros inventores de tecnologia limpa

A preservação do planeta é uma das maiores preocupações da atual geração de cientistas em todo o planeta. Mas, existe um grupo de jovens, ainda em formação, que desde cedo já demonstram uma verdadeira consciência ambiental com o meio em que vivem. Nada de videogames ou azaração, para estes adolescentes, aprimorar o meio em que vivem é mais importante.

A Revista Afro listou cinco jovens negros que deixaram o mundo de queixo caído com seus inventos incríveis de tecnologia limpa. Confira:

1 . William Kamkwamba: O menino que dominou o vento

Quando William Kamkwamba, um jovem malauiano de 14 anos, se deparou com a imagem de um moinho de vento pela primeira vez, enquanto estava debruçado sobre um livro da biblioteca, ele não estava pensando nisso, ele estava pensando em sua aldeia e a na falta de energia elétrica (apenas 2% de Malawi é eletrificada) e de como a eletricidade poderia fornecer energia a uma bomba de irrigação, o que ajudaria sua família e outras pessoas a lidar com colheitas escassas.

Ao invés de aulas, que seus pais não podiam pagar, William projetou e construiu um moinho de vento com base na imagem que ele viu e em uma pilha de lixo de ferro velho. Ele acabou fazendo parte de uma revolução em seu bairro, país e no mundo.

William2

2. Richard Turere: Usando tecnologia para salvar os gados dos ataque dos leões usando luzes

Richard Turere, 13 anos, vive em Empakasi, à beira do Parque Nacional de Nairobi, ao sul da capital do Quênia. Ele é responsável por pastorear os animais e mantê-los a salvo de predadores, especialmente leões. Estar tão perto do parque coloca gado de sua família bem no caminho dos leões e todos os meses eles perdiam vacas, ovelhas e cabras.

Richard resolveu então usar lâmpadas LED de lanternas quebradas e montar um sistema de iluminação automática de quatro ou cinco lâmpadas ao redor da cerca do gado. As lâmpadas são ligadas a uma caixa com chaves , e uma bateria de carro antigo com um painel solar (que opera o aparelho de televisão da família) – as luzes piscam em sequência, dando a impressão de que alguém está andando em torno da cerca. Desde então, a família não teve mais ataques de leões ao rebanho (e a história já tem 2 anos!).

Richard

Richard2Richard3

3. Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin, Duro-Aina Adebola, e Bello Eniola: Gerando energia elétrica através de xixi

Um gerador alimentado por xixi foi apresentado no Make Faire Africa, em Lagos, por quatro meninas adolescentes (14-15 anos). O dispositivo começa com a colocação de urina em uma célula eletrolítica para separar o hidrogênio e então purificá-lo, pressurizá-lo e fazer a sua secagem. Finalmente, é feito o uso de hidrogênio gasoso num gerador.

meninas

meninas2

Fonte: Revista Afro

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...