segunda-feira, setembro 26, 2022

Consciencia Negra 2010: Pernambuco

Em Arcoverde, no Sertão, haverá uma marcha pelo Centro da cidade em homenagem a Zumbi dos Palmares, neste sábado (20)


O Dia da Consciência Negra é neste sábado (20). Em Arcoverde, no Sertão, haverá uma marcha pelo Centro da cidade em homenagem a Zumbi dos Palmares. A concentração está marcada para as 7h30, na praça Kennedy.

No Recife, o Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial (GT Racismo) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza, às 14h30 desta sexta-feira (19), a Caminhada Contra o Racismo Institucional. A concentração acontece na Procuradoria Geral de Justiça, na rua do Imperador, 473, no bairro de Santo Antônio.

A Marcha da Consciência Negra acontece em Olinda, neste sábado (20). A concentração será no Pátio da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso, às 15h. Haverá a participação de grupos culturais, juventude negra, entidades ligadas ao Movimento Negro, babalorixás e yalorixás. Às 18h40 do mesmo dia começa o festival de música Cena Brasil, com a participação de diversos grupos levando a temática afro para o palco armado no Parque do Carmo.

No domingo (21), Olinda recebe um cortejo de afoxés, que percorrerá as ladeiras da Cidade Alta, com concentração prevista para as 15h, no largo do Guadalupe. Participam os grupos Filhos de Gandhy, da Bahia, e Omô Nilé Ogunjá, de Pernambuco.

Para fechar as comemorações, na segunda-feira (22), acontece o seminário “Encontro das Forças”, às 14h, na Secretaria de Educação de Olinda. O objetivo é discutir sobre as funções dos afoxés como agentes de transformação social.

 

Fonte: Pe300graus

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench