Consciência Negra: Parque memorial Quilombo dos Palmares recebe homenagem em selo

Os Correios lançam, na próxima segunda-feira (19), edição especial de selos homenageando o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do país. O lançamento acontece na União dos Palmares, em Alagoas.

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo o país. Neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do quilombo e maior representante da luta contra a escravidão no período do Brasil colonial.

A imagem é uma panorâmica do parque, localizado na Serra da Barriga (AL). Foram ilustradas a Muxima de Palmares (Coração de Palmares), em homenagem aos comandantes-em-chefe que formavam o conselho deliberativo da comunidade; a Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio às práticas das religiões de matriz africana; uma oca indígena, representando a cultura dos primeiros habitantes da serra, e duas figuras femininas simulando as práticas religiosas desse espaço sagrado.

A arte é de Luciomar de Jesus e a técnica utilizada foi pintura. Os selos terão tiragem de 300 mil exemplares, com valor facial de R$1,20 cada. Também serão emitidos três mil cartões-postais com a ilustração.

A comercialização vai até 31 de dezembro de 2015 e as peças podem ser adquiridas na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline), na Central de Vendas à Distância ([email protected]) e nas agências dos Correios.

Dia da Consciência Negra

A data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Além da resistência ao sistema escravista, os quilombos foram uma forma coletiva de manutenção da cultura africana. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A criação desta data serve como momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação nacional.

+ sobre o tema

Protesto contra decisão de juiz do Rio acontece em Salvador

O Movimento Negro da Bahia realiza, nesta quarta-feira (21/5),...

“A presença Negra em Alagoas” faz resgate das raízes históricas alagoanas

“A presença Negra em Alagoas”  Livro foi organizado pelos...

Racismo se mantém velado

Minas tem uma denúncia a cada dois dias, mas...

para lembrar

Luta contra o golpe é questão de sobrevivência

Afirmação é da jornalista Elizandra Souza, editora da Agenda...

“Navio Atavos” sugere reflexão sobre a ancestralidade afro-descendente

Exposição gratuita pode ser conferida até 22 de setembro. Do...

‘Reza de Mãe’ para que a Casa Grande siga surtando!

Domingo era dia de refresco, mas o suco vinha...
spot_imgspot_img

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...

Competência Feminina Negra diante de Chefes e Colegas de Trabalho Negros: Desafios e Reflexões

Hoje, mês da consciência negra, não focalizaremos no racismo perpetrado pelos brancos, mas sim direcionaremos nossa atenção para nós mesmos. Vamos discutir as novas...
-+=