Consciência Negra – o que é?

O dia da Consciência Negra foi celebrado pela primeira vez em 1971, o conceito evoca o sentimento de aclamação e aceitação das origens africanas na formação do povo brasileiro.

, do Escola e Educação 

Consciência Negra
Arte: Romulo Arruda

O que é Consciência Negra?

Consciência negra pode significar, em suma, a percepção da pessoa negra em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus antepassados.

A consciência negra também representa a identificação da causa e luta dos ancestrais africanos que desembarcaram no Brasil e trouxeram consigo toda a cultura, costumes e tradições do seu povo. É ter em mente que a escravidão foi abolida, mas que ainda há muita coisa a ser mudada no que diz respeito aos direitos da pessoa negra.

O conceito também traduz o sentimento de pertencimento do negro, não como apenas um “apêndice” da sociedade dominada pela classe branca, mas como um ser de valor e que faz parte da formação identitária do Brasil.

Dia da Consciência Negra no Brasil

A cada ano, é celebrado no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra.

A data foi escolhida em menção ao dia da morte de um dos maiores líderes anti escravagistas: Zumbi. O objetivo é trazer como reflexão a importância do povo e da cultura africana na construção do nosso país.

O preconceito ainda existe, e uma das formas de combatê-lo é discutindo e expondo as mazelas enraizadas no dia a dia da sociedade brasileira.

Último líder de um dos maiores quilombos do Brasil, o de Palmares, Zumbi enfrentou as investidas da Coroa portuguesa em defesa dos escravos que fugiam do trabalho desumano e das torturas vigentes nas fazendas da época.

Na época, Palmares era o maior quilombo do país, chegando a receber, em seu auge, cerca de 30 mil escravos fugitivos. A região onde estava localizado pertencia à capitania de Pernambuco, hoje atual cidade de União dos Palmares, município de Alagoas.

Prestes a se tornar uma lenda, no ano de 1965 da referida data, Zumbi é morto aos 40 anos por agentes do governo e partes do seu corpo foram expostas em praça pública, na cidade de Recife.

Para relembrar os feitos históricos e a luta pelos direitos da pessoa negra, em 9 de janeiro de 2003, foi incluído no calendário escolar atividades referentes ao Dia da Consciência Negra. Assim, tornou-se obrigatório o ensino sobre a história e cultura afro-brasileiras nas escolas, por meio de projetos e ações que tratem de temas, como: a luta dos negros no Brasil e seu papel na sociedade, cultura afro brasileira, identificação de etnias, discriminação, inserção do negro no mercado de trabalho e etc.

A Lei 12.519/2011 que institui oficialmente a data no calendário de comemorações foi sancionada apenas em 2011, tornando-se feriado em mil municípios.

Consciência Negra é Feriado nacional?

Datas de “alta significação” são por lei consideradas comemorativas, mas isso não quer dizer que sejam feriado nacional. O Dia da Consciência Negra é um desses casos.

Contudo, em 2013, foi apresentado um projeto de lei (ainda em tramitação) à Câmara dos Deputados que sugere tornar a data feriado nacional.

Saiba quais os estados e municípios brasileiros adotaram a Consciência Negra como feriado:

Alagoas – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 5.724/95;
Amazonas – Todos os municípios, Lei nº 84/2010;
Amapá – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 1169/2007;
Bahia – 3 municípios;
Espírito Santo – 2 municípios;
Goiás – 4 municípios;
Maranhão – 1 município (Pedreiras);
Minas Gerais – 11 municípios;
Mato Grosso do Sul – 1 município (Corumbá);
Mato Grosso – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 7879/2002;
Paraná – 3 municípios;
Rio de Janeiro – Todos os municípios, Lei Estadual Nº 4007/2002;
Rio Grande do Sul – Todos os municípios – facultativo, Lei Estadual nº 8.352;
São Paulo – 102 municípios;
Tocantins – 1 município (Porto Nacional).

+ sobre o tema

Quilombos Urbanos

Nos arredores das grandes cidades, escravos fugitivos plantaram...

PELOTAS: Semana Oficial da Consciência Negra

Fonte: Amigos de Pelotas -   Com um...

para lembrar

Veja comentários sobre raça e racismo rebatidos por especialistas

Para que alguns de nossos leitores parem de passar...

Florianópolis terá mês dedicado ao combate ao racismo em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Programação oferece atividades como palestras, mesas redondas e mostras....

Relembrando Palmares: do quilombo histórico à memória do povo negro

Com muita alegria, anunciamos a abertura de quarta sala...

Festival de cultura da periferia celebra Mês da Consciência Negra

Celebrado como o Mês da Consciência Negra, novembro vai...
spot_imgspot_img

Tornar-se negro é libertador

Sempre me surpreendo quando uma pessoa negra afirma que nunca sofreu preconceito ou discriminação racial no Brasil. Não foi diferente quando soube do relato...

Consciência Negra: conheça nomes que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

Neste domingo (20/11) é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data, que surgiu como uma forma de refletir sobre o valor e contribuição da...

Dia Nacional da Consciência Negra e os novos ventos democráticos Grupo Técnico de Igualdade Racial da Transição de Governo Lula 20/11/2022

O racismo provoca a desumanização da pessoa em função do seu pertencimento racial,  e em consequência disso há a desumanização da vida. Luiza Bairros Esse é...
-+=