Conselho de Ética da Alesp aceita denúncia de Isa Penna contra Fernando Cury por assédio sexual

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (10), por unanimidade, a denúncia de quebra de decoro contra Fernando Cury (Cidadania). O deputado é acusado de assediar sexualmente Isa Penna (PSOL), no plenário da Alesp, em 16 de dezembro.

Cury foi flagrado pela câmera da Casa apalpando o seio da colega enquanto ela conversava com outro deputado. Em caso de condenação, ele pode ter o mandato suspenso e até cassado.

Todos os nove deputados presentes na reunião do Conselho de Ética votaram a favor da denúncia: Adalberto Freitas (PSL), Emidio de Souza (PT), Barros Munhoz (PSB), Wellington Moura (Republicanos), Delegado Olim (PP), Erica Malunguinho (PSOL), Alex de Madureira (PSD), Campos Machado (Avante) e Estevam Galvão (DEM).

A deputada Isa Penna celebrou a decisão nas redes sociais. “Apesar desse ótimo resultado, não podemos baixar a guarda, pois a cassação não está garantida. A luta continua para que não haja impunidade no caso”, escreveu no Twitter.


As próximas etapas são a instauração de um inquérito e a nomeação de um relator que deve emitir um parecer em 15 dias. Em seguida, os deputados do Conselho de Ética devem julgar o caso.

Antes da votação, o advogado de Cury, Roberto Delmanto Jr., havia pedido a suspeição de Malunguinho do Conselho. Segundo ele, a parlamentar não poderia participar da deliberação por já ter se posicionado nas redes sociais contra o assediador.

Em resposta, a deputada Erica Malunguinho afirmou que seus posicionamentos públicos não impedem o debate, já que ela não é relatora do caso na Comissão.

 

+ sobre o tema

Atrizes da Globo se juntam para boicotar volta de Zé Mayer à TV

Segundo coluna do Uol, ator acusado de assediar figurinista...

Webinar debate violência de gênero e segurança de mulheres jornalistas

Resolução aprovada pela ONU para promover a segurança de...

A cada dia, pelo menos 18 meninas são estupradas no Brasil

Principal causa da gravidez precoce, o estupro está relacionado...

Técnica de enfermagem é morta por ex com mais de 50 facadas na frente da filha

Vítima foi atacada quando buscava dinheiro da escola da...

para lembrar

Mulheres terão vagão exclusivo em trens e no metrô de São Paulo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)...

Mulher grávida é vítima de estupro dentro de ônibus em Pernambuco

Depois dos casos que aconteceram em São Paulo e...
spot_imgspot_img

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio em SP – YouTube

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio na capital paulista. O dado é da rede nossa São Paulo, que em...

Duas em cada três mulheres já sofreram assédio na cidade de São Paulo

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio na capital paulista, número que representa cerca de 3,4 milhões de pessoas. O...

Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no carnaval

No Brasil, país que, até a atualidade, tem sua imagem muito associada ao carnaval, metade (50%) das mulheres já foi vítima de assédio sexual...
-+=