Conselho de Ética da Alesp aceita denúncia de Isa Penna contra Fernando Cury por assédio sexual

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (10), por unanimidade, a denúncia de quebra de decoro contra Fernando Cury (Cidadania). O deputado é acusado de assediar sexualmente Isa Penna (PSOL), no plenário da Alesp, em 16 de dezembro.

Cury foi flagrado pela câmera da Casa apalpando o seio da colega enquanto ela conversava com outro deputado. Em caso de condenação, ele pode ter o mandato suspenso e até cassado.

Todos os nove deputados presentes na reunião do Conselho de Ética votaram a favor da denúncia: Adalberto Freitas (PSL), Emidio de Souza (PT), Barros Munhoz (PSB), Wellington Moura (Republicanos), Delegado Olim (PP), Erica Malunguinho (PSOL), Alex de Madureira (PSD), Campos Machado (Avante) e Estevam Galvão (DEM).

A deputada Isa Penna celebrou a decisão nas redes sociais. “Apesar desse ótimo resultado, não podemos baixar a guarda, pois a cassação não está garantida. A luta continua para que não haja impunidade no caso”, escreveu no Twitter.


As próximas etapas são a instauração de um inquérito e a nomeação de um relator que deve emitir um parecer em 15 dias. Em seguida, os deputados do Conselho de Ética devem julgar o caso.

Antes da votação, o advogado de Cury, Roberto Delmanto Jr., havia pedido a suspeição de Malunguinho do Conselho. Segundo ele, a parlamentar não poderia participar da deliberação por já ter se posicionado nas redes sociais contra o assediador.

Em resposta, a deputada Erica Malunguinho afirmou que seus posicionamentos públicos não impedem o debate, já que ela não é relatora do caso na Comissão.

 

+ sobre o tema

Lea T. revela que 1º orgasmo da vida só foi possível após mudança de sexo

A modelo Lea T. revelou que só conseguiu ter...

Aumenta número de donas de casa de família filiadas à Previdência Social

SÃO PAULO - Dados divulgados pela a SPPS (Secretaria...

Será que é racismo?

As redes sociais hoje são um campo de disputa...

Corpo de luta, espaço de resistência

A colonização como agente no processo de desconstrução do...

para lembrar

O que é um homem? O que é uma mulher?

Ei, você aí. Você, com um pênis no meio...

Bloquear os retrocessos no Brasil

A AWID falou com Ana Cernov, coordenadora de programas...

A mulher e a dificuldade em denunciar…

A mulher ao longo de muitos anos, foi considerada...

Naomi Campbell recebe doutorado honorário

Naomi Campbell agora tem um doutorado! A modelo recebeu...
spot_imgspot_img

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...

Mais de 11 milhões de mulheres deixam o mercado de trabalho no Brasil

Pesquisa inédita do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made), da USP, sobre o custo da maternidade no Brasil mostra que 6,8 milhões...

Bebê nasce com o DNA dos dois pais no dia do combate à homofobia

Antonella nasceu em uma data simbólica e de resistência, 17 de maio, quando é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia....
-+=