quarta-feira, outubro 27, 2021
InícioQuestões de GêneroViolência contra MulherConselho de Ética da Alesp aceita denúncia de Isa Penna contra Fernando...

Conselho de Ética da Alesp aceita denúncia de Isa Penna contra Fernando Cury por assédio sexual

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (10), por unanimidade, a denúncia de quebra de decoro contra Fernando Cury (Cidadania). O deputado é acusado de assediar sexualmente Isa Penna (PSOL), no plenário da Alesp, em 16 de dezembro.

Cury foi flagrado pela câmera da Casa apalpando o seio da colega enquanto ela conversava com outro deputado. Em caso de condenação, ele pode ter o mandato suspenso e até cassado.

Todos os nove deputados presentes na reunião do Conselho de Ética votaram a favor da denúncia: Adalberto Freitas (PSL), Emidio de Souza (PT), Barros Munhoz (PSB), Wellington Moura (Republicanos), Delegado Olim (PP), Erica Malunguinho (PSOL), Alex de Madureira (PSD), Campos Machado (Avante) e Estevam Galvão (DEM).

A deputada Isa Penna celebrou a decisão nas redes sociais. “Apesar desse ótimo resultado, não podemos baixar a guarda, pois a cassação não está garantida. A luta continua para que não haja impunidade no caso”, escreveu no Twitter.


As próximas etapas são a instauração de um inquérito e a nomeação de um relator que deve emitir um parecer em 15 dias. Em seguida, os deputados do Conselho de Ética devem julgar o caso.

Antes da votação, o advogado de Cury, Roberto Delmanto Jr., havia pedido a suspeição de Malunguinho do Conselho. Segundo ele, a parlamentar não poderia participar da deliberação por já ter se posicionado nas redes sociais contra o assediador.

Em resposta, a deputada Erica Malunguinho afirmou que seus posicionamentos públicos não impedem o debate, já que ela não é relatora do caso na Comissão.

 

RELATED ARTICLES