Constrangimento Racista no Burguer King

Sou nascida e criada no bairro de ipanema e me casei com um homem negro e temos dois filhos, uma menina de 17 anos e um menino de 12 anos.

eu-e-meu-filho

por Geórgia Jatahy Kitsos via Guest Post para o Portal Geledés

Tenho muito orgulho dos meus filhos são lindos, mas infelizmente já passei por situações constrangedoras, principalmente quando saio sozinha com o menino, porque as pessoas não me reconhecem como a mãe dele de imediato, estou cansada de ser constrangida junto com o meu filho e neste sábado dia 11 de abril de 2015 fomos lanchar no Burguer King de Ipanema situado na Rua Visconde de Pirajá, paguei o lanche e enquanto aguardavamos o recebimento do mesmo pedi ao meu filho que fosse a máquina de refrigerantes pegar o seu, o segurança do estabelecimento que também aguardava por um lanche quando o viu na máquina de refrigerantes gritou: “Ei, ei psiu está fazendo o que?”, só que neste momento meu filho se dirigiu a mim então ele perguntou se ele estava comigo.

Fiquei muito indignada e perguntei a ele que se fosse um menino loiro e de olho azul se ele o abordaria da mesma maneira ele respondeu que não, que as vezes entravam uns moleques e ficavam mexendo na máquina e que eu o desculpasse pelo engano, em suma ele achou que meu filho por ser negro era um menino de rua sem ao menos observar antes de abordar.

A gerente que observava veio me perguntar o que estava acontecendo e quando relatei o ocorrido ela me pediu milhões de desculpas. Como fico muito chateada nestas situações não penso direito, mas já me informei que deveria ter chamado a polícia e registrado o crime de racismo. Após sairmos de lá fomos ao supermercado e meu filho não desgrudou de mim.

A atitude aparentemente inocente deste segurança criou um constrangimento em uma criança só por ela ser negra e viver em Ipanema. As pessoas deveriam repensar seus conceitos e observar mais antes de agir e não julgar apenas pela aparência.

+ sobre o tema

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Urban Outfitters é acusada de racismo

Mais uma da Urban Outfitters! Depois de ser processada...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=