Contra a vontade de Boninho, mundo real insiste em bater à porta do “BBB”

 

 

Vencido por Marcelo Dourado, o “BBB10”, exibido em 2010, pegou fogo por causa da presença de três homossexuais assumidos na casa – minha hoje colega de UOLMorango, Dicesar e Serginho. Em meio às muitas polêmicas causadas por este mix no reality, o diretor Boninho deu uma inesquecível entrevista à “Folha”.

“Não colocamos ninguém no BBB para discutir homo ou heterofobia, minorias… Não escolhemos um personagem representando coisas. O fato de ser ou não homossexual não é para interagir no jogo. Não estou preocupado se o cara é gay ou não. Ele não vai entrar por ser gay, mas pelo que traz para a competição”, disse ele ao jornal. E acrescentou: “Big Brother não é cultura, não é um programa que propõe debates. É um jogo cruel, em que o público decide quem sai.”
 
A arrogância não durou muito tempo. Por conta de declarações equivocadas de Dourado sobre a transmissão do vírus HIV (“hétero não pega Aids”, ele disse), a Globo foi obrigada a exibir um esclarecimento sobre o assunto.
 
Antes de cumprir a decisão judicial, o apresentador Pedro Bial ainda tentou remediar, dizendo: “As opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes. Para ter acesso às informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV acesse o site do Ministério da Saúde”.
 
Quatro anos depois, nesta quinta-feira (20), 66º dia do “BBB14”, a Globo se viu mais uma vez obrigada a debater um assunto do mundo real. Por conta de comentários equivocados de Cássio e Ângela sobre Aids, a emissora promoveu a visita de uma médica infectologista, Rosana Richtmann, que deu uma aula sobre o assunto aos candidatos. 
 
A visita ocorreu depois de forte pressão de uma ONG defensora dos direitos de soropostivos. A infectologista não informou a eles o motivo de sua visita, mas enfatizou que os portadores do vírus HIV podem levar uma vida normal. “Será que a gente falou besteira?”, perguntou Angela, depois de ouvir a lição. Muito perspicaz.
 
Dez dias antes, Bial já havia feito uma outra intervenção de cunho sócio-educativo.Questionando Diego, que havia dito considerar que “uma criança com duas mães ou dois pais poderia interferir no psicológico dela, no crescimento desta criança”, o apresentador ensinou:
 
“Lembrando que o desejo de ter um filho já é uma coisa rara entre casais héteros. O desejo de adoção é algo precioso e muito raro. Se tem duas pessoas que tem esse desejo, essa criança tem uma grande chance de ter uma educação cheia de amor, respeito e cuidado.”
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: UOL
 

 

+ sobre o tema

Baixa cobertura vacinal contra HPV favorece casos de câncer

Sete em cada dez casos de câncer de colo...

Alcance e capacitação profissional são desafios do SUS para tratamento de autismo

Na sala de estimulação sensorial, equipada com piscina de...

Saúde e iniqüidades raciais no Brasil: o caso da população negra

Por: Isabel C.F. da Cruz* O Núcleo de Estudos sobre Saúde...

Mortalidade materna cai 43% no Brasil entre 1990 e 2013, diz OMS

O Brasil registrou uma queda de 43% na proporção...

para lembrar

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começa a ser paga nesta terça-feira (26), para estudantes nascidos em janeiro e...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...
-+=