Contra a vontade de Boninho, mundo real insiste em bater à porta do “BBB”

Vencido por Marcelo Dourado, o “BBB10”, exibido em 2010, pegou fogo por causa da presença de três homossexuais assumidos na casa – minha hoje colega de UOL Morango, Dicesar e Serginho. Em meio às muitas polêmicas causadas por este mix no reality, o diretor Boninho deu uma inesquecível entrevista à “Folha”.

“Não colocamos ninguém no BBB para discutir homo ou heterofobia, minorias… Não escolhemos um personagem representando coisas. O fato de ser ou não homossexual não é para interagir no jogo. Não estou preocupado se o cara é gay ou não. Ele não vai entrar por ser gay, mas pelo que traz para a competição”, disse ele ao jornal. E acrescentou: “Big Brother não é cultura, não é um programa que propõe debates. É um jogo cruel, em que o público decide quem sai.”
A arrogância não durou muito tempo. Por conta de declarações equivocadas de Dourado sobre a transmissão do vírus HIV (“hétero não pega Aids”, ele disse), a Globo foi obrigada a exibir um esclarecimento sobre o assunto.
Antes de cumprir a decisão judicial, o apresentador Pedro Bial ainda tentou remediar, dizendo: “As opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes. Para ter acesso às informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV acesse o site do Ministério da Saúde”.
Quatro anos depois, nesta quinta-feira (20), 66º dia do “BBB14”, a Globo se viu mais uma vez obrigada a debater um assunto do mundo real. Por conta de comentários equivocados de Cássio e Ângela sobre Aids, a emissora promoveu a visita de uma médica infectologista, Rosana Richtmann, que deu uma aula sobre o assunto aos candidatos.
A visita ocorreu depois de forte pressão de uma ONG defensora dos direitos de soropostivos. A infectologista não informou a eles o motivo de sua visita, mas enfatizou que os portadores do vírus HIV podem levar uma vida normal. “Será que a gente falou besteira?”, perguntou Angela, depois de ouvir a lição. Muito perspicaz.
Dez dias antes, Bial já havia feito uma outra intervenção de cunho sócio-educativo.Questionando Diego, que havia dito considerar que “uma criança com duas mães ou dois pais poderia interferir no psicológico dela, no crescimento desta criança”, o apresentador ensinou:
“Lembrando que o desejo de ter um filho já é uma coisa rara entre casais héteros. O desejo de adoção é algo precioso e muito raro. Se tem duas pessoas que tem esse desejo, essa criança tem uma grande chance de ter uma educação cheia de amor, respeito e cuidado.”
Fonte: UOL

+ sobre o tema

Paulinho, 10 anos, vivia quando seus órgãos foram removidos e vendidos

O texto abaixo foi publicado no blog Que Tal Um...

Carta de Apoio a Candidatura de Jurema Werneck á Presidência do Conselho Nacional de Saúde

Nós, redes e organizações do movimento negro e movimento...

Consultoria mapeia pesquisadores em saúde da população negra

O edital visa também a criação de um banco...

Posto de saúde combate DSTs com criatividade

Unidade do Caju distribuiu bonecos feitos de garrafa pet...

para lembrar

Paulinho, 10 anos, vivia quando seus órgãos foram removidos e vendidos

O texto abaixo foi publicado no blog Que Tal Um...

O caso Adelir tem a ver com tod@s nós

Por Thalita Pires A vida e as escolhas de Adelir...

Decisão masculina pode salvar vidas

Circuncisão é estratégia bem sucedida contra Aids na África...

Aborto não é questão de opinião

Temos mais uma vítima do aborto ilegal no Brasil. Por...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=